WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

CIDADE

Praça do Ferreira tem obras de reforma 40% concluídas e deve ser entregue em novembro

Prefeito Evandro Leitão vistoria intervenções no Centro de Fortaleza, que seguem cronograma e prometem movimentar comércio e turismo

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, realizou nesta segunda-feira (8) uma vistoria nas obras de reforma da Praça do Ferreira, no coração do Centro da Capital. Acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Leo Couto, e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Assis Cavalcante, o gestor destacou que os serviços já atingiram 40% de execução e devem ser concluídos em novembro, a tempo do tradicional Natal de Luz.

Requalificação busca revitalizar comércio e bem-estar urbano

No momento, os serviços contemplam, entre outras ações, a pavimentação em pedra portuguesa / Foto: Beatriz Boblitz/PMF

Segundo Evandro Leitão, a requalificação da Praça do Ferreira segue o projeto original dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon e está dentro do cronograma estabelecido. Atualmente, cerca de 90 trabalhadores atuam diariamente na execução das obras, que incluem pavimentação em pedra portuguesa, novos quiosques, instalações elétricas e hidráulicas, além da recuperação de bancos e estruturas históricas.

“A requalificação do Centro perpassa por resignificar esse local, ocupar esse espaço com pessoas. Queremos revitalizar o comércio, criar novos equipamentos, como creche e Espaço Girassol, e dar mais vida ao Centro”, afirmou o prefeito.

Comércio otimista com impacto da obra

O presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, comemorou o avanço das intervenções e destacou que as obras não têm prejudicado as atividades do comércio.
“Essa reforma é um avanço e não atrapalha o varejo. Pelo contrário, aumenta o entusiasmo para vender e ocupar o Centro. Nossa última campanha contou com mais de 4 mil lojas inscritas e registrou crescimento nas vendas. A expectativa é muito positiva”, ressaltou.

Já o presidente da Câmara Municipal, Leo Couto, elogiou o compromisso da gestão.
“A Praça do Ferreira é símbolo de Fortaleza. Em apenas 60 dias, já temos 40% de conclusão. Isso mostra responsabilidade e respeito com a população”, afirmou.

Centro histórico será foco de novas intervenções

Além da Praça do Ferreira, a Prefeitura de Fortaleza planeja até 2028 uma requalificação mais ampla do Centro, incluindo a instalação de Zonas Azuis de estacionamento e a criação de um corredor tecnológico entre as avenidas Dom Manuel e Monsenhor Tabosa.

A gestão também anunciou projetos sociais voltados para o atendimento da população em situação de rua, que ocupava a praça antes da reforma.

Compartilhe