Até a quarta-feira (11), o estado ainda mantém um padrão de baixa nebulosidade e temperaturas em elevação
Após um início de semana com menor incidência de chuvas, o cenário meteorológico no Ceará deve passar por transformações importantes a partir desta quinta-feira (12). De acordo com o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a expectativa é de que as precipitações ganhem força e se espalhem por todo o território estadual, impactando o planejamento de quem pretende aproveitar os dias de folia.
Até a quarta-feira (11), o estado ainda mantém um padrão de baixa nebulosidade e temperaturas em elevação. Embora o sol predomine na maior parte das regiões, chuvas rápidas e isoladas ainda podem ser registradas em pontos específicos, como o litoral de Fortaleza, o Cariri e a região noroeste, especialmente nos períodos da madrugada e início da manhã. No entanto, esse cenário de estabilidade começa a mudar conforme o calendário avança para o final da semana.
A partir de quinta-feira, o volume de chuva deve se intensificar. A previsão indica que as precipitações comecem pelo sul do estado, atingindo o Cariri e o Sertão Central ainda na madrugada, avançando para a faixa litorânea durante a manhã. Ao longo do dia, o aumento da umidade deve levar instabilidade também para a porção central do Ceará. Essas chuvas serão influenciadas por fatores locais, como a brisa marítima e o relevo, além da movimentação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que favorece a formação de nuvens.
Apesar da tendência de chuva para os próximos dias, o órgão meteorológico ressalta que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas chuvas no estado nesta época do ano, ainda está posicionada longe da costa cearense.
