A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), atendeu 16.038 pessoas nos primeiros seis meses deste ano. O número registrado reflete, segundo a diretora acadêmica da instituição, Lídia Lourinho, a atuação crescente nas ações de formação continuada com a oferta de cursos de qualificação de servidores, extensão, pós-graduação e cursos de idiomas.
Entre os dados, destacam-se os 452 alunos, entre servidores e dependentes, matriculados nas turmas de línguas – inglês, francês e espanhol – e a marca de nove mil inscritos na plataforma de ensino Unipace Virtual. “Chegamos a um número bem impactante e, nesse semestre, tivemos 766 alunos, mas, desde que a ferramenta foi criada, no ano de 2018, já contabilizamos cerca de quatro mil alunos. Ofertamos cursos que interessam a diversas áreas de atuação”, ressaltou Lídia Lourinho.
Com relação aos programas de pós-graduação e extensão, 290 estudantes foram contemplados com os MBAs em Política e Assessoria Parlamentar, em Gestão e Governança e em Gestão Pública Municipal, enquanto que, nos cursos de extensão de curta e média duração com conteúdos específicos para agentes públicos e sociedade civil, 2.479 participantes foram beneficiados.
A diretora acadêmica da Unipace ressalta ainda que o projeto Escola do Legislativo de Gestão e de Assessoramento Municipal, que leva a educação legislativa de qualidade para os municípios cearenses, já alcançou 124 deles. “Levamos para as cidades, por meio da sensibilização e da conscientização das câmaras municipais, a possibilidade de montarem suas próprias escolas legislativas, com o apoio da Unipace”, acentuou.
QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES
Por meio da Célula de Qualificação dos Servidores, a Escola Superior ofertou diversos cursos para os servidores com temáticas variadas, incluindo “Ética na Gestão Pública”, “Impacto da Inteligência Artificial no Poder Legislativo”, “Redação Oficial”, “Atualização e Aperfeiçoamento em Regimento Interno”, entre outros. Segundo Lídia Lourinho, os cursos da Unipace abrangem diversos eixos temáticos alinhados às necessidades dos servidores da Alece.
Na plataforma Unipace Virtual, o servidor da Alece, com autoinscrição, tem acesso a 15 cursos, dentre os quais: “Aprendendo a usar o Google Docs com Inglês Instrumental”, “Inovação e Liderança na Gestão de Projetos Públicos”, “Digitação – Inclusão Digital”, “A Essência da Liderança”, “Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”, “Oratória Básica: Aprimore sua Comunicação” e “Nova Lei de Licitações Direcionada a Gestores Estaduais e Municipais”.
PRÊMIO ABEL
Outro marco do semestre para a Escola Superior foi a conquista do prêmio Abel 2024 na categoria Educação Legislativa, concedida pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas em junho deste ano.
A comenda foi entregue à diretora acadêmica, Lídia Lourinho, representando a presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), durante a solenidade de encerramento do 39º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, no dia 7 de junho.