O anúncio foi feito durante a abertura do PEC Nordeste 2025, nesta quinta-feira (5); Elmano também anunciou a construção do Parque de Exposição e a Cavalaria do Eusébio
Produtores que trabalham com irrigação em até 20 mil litros, cerca de 7 hectares, e carcinicultores com produção de 3 a 4 hectares, terão isenção da cobrança de água bruta (água não tratada e extraída de fontes como rios, lagos e poços) no Ceará. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT), durante a abertura do PEC Nordeste 2025, nesta quinta-feira (7). A feira, a maior do Norte e Nordeste, que acontece até este sábado (7) e deve movimentar R$ 150 milhões em negócios.
Ainda no evento, Elmano anunciou a construção do Parque de Exposição e a Cavalaria do Eusébio, no local do autódromo do município. O investimento total é superior a R$ 100 milhões.
“Tomamos a importante decisão de isentar de taxas produtores cearenses que continuarão tendo sua outorga, mas isentos dentro dos parâmetros que estipulamos”, declarou o governador Elmano de Freitas.
Na oportunidade, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destacou a importância do evento para o cenário do agro e como o Ceará impacta no setor brasileiro. “É um claro retrato do momento extraordinário que o agro do Ceará vive”, salientou,
André de Paula acrescentou que o crescimento do agronegócio do Ceará tem, há alguns anos, importante participação na economia brasileira. “Neste país, que é uma referência para o mundo, na força do seu agro, o Ceará, hoje, é o estado que mais cresce”, lembrou.
O ministro da Pesca e Aquicultura também participou da entrega de equipamentos e de assinatura de ordens de serviço voltadas ao atendimento de pequenos produtores rurais de municípios cearenses situados na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Foram entregues 488 toneladas de ração para pequenos produtores aquícolas da bacia hidrográfica do Rio Jaguaribe, no âmbito do Projeto de Interiorização da Produção de Camarões e Fortalecimento da Piscicultura no Estado do Ceará.
PEC NORDESTE
Com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a feira, em sua 27ª edição, debate diversos segmentos do agro, além da realização de palestras, mesas redondas e oficinas. O PEC Nordeste reúne mais de 600 empresas e instituições para a discussão e a exposição de ideias em prol da área.
“O PEC Nordeste é um evento que enaltece a relevância do agronegócio cearense no âmbito do desenvolvimento econômico do Ceará. Em 2024, tivemos crescimento na economia cearense de 25,2%, maior já registrado em decorrência das atividades deste setor. Nesta perspectiva, o evento é uma oportunidade para impulsionarmos ainda mais este resultado para o ano de 2025, de firmarmos novas parcerias, e de estabelecermos políticas públicas que beneficiam os produtores rurais, que promovam a atração de novos investimentos, além da geração de mais empregos e renda”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho.