15ª edição do evento compartilha experiências do Programa Cientista Chefe e da Ematerce
O Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) promoveu, nesta quarta-feira (23/10), a 15ª edição do projeto Idace Debate. Com o tema “Construindo uma Nova ATER” – sigla para Assistência Técnica e Extensão Rural –, o evento teve a participação da professora e pesquisadora do Programa Cientista Chefe, Nazaré Soares, e do gerente de Planejamento e Projetos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Walmir Severo.
A abertura do encontro, realizado no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), no bairro São Gerardo, foi conduzida pelo superintendente do Idace, João Alfredo (foto ao lado), e pelo superintendente-adjunto, Antonio Amorim, responsável pela organização desta edição.
De acordo com João Alfredo, esta temática do Idace Debate reflete o compromisso da atual gestão em garantir a transparência digital do trabalho realizado pelo Instituto em relação à regularização fundiária, ao apoio de povos e comunidades tradicionais e ao conhecimento gerado pelo trabalho do Idace para subsidiar políticas públicas e pesquisas. “É nosso compromisso promover maior transparência para o cidadão, para que ele e ela saiba onde está sendo aplicado os recursos na área de regularização fundiária”, ressaltou.
Na sequência, Nazaré Soares destacou o impacto do uso de dados e da transparência na administração pública, especialmente nas políticas agrárias. Ela enfatizou que a cultura de dados deve abranger desde a coleta até a avaliação e a divulgação das informações, promovendo maior justiça informacional. “A ética na divulgação dos dados é fundamental; transparência não é apenas disponibilizar informações, mas sim facilitar a comunicação com o cidadão”, afirmou a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Nazaré Soares enfatizou a promoção de justiça informacional como uma agenda política
O compromisso com a inovação também foi abordado por Walmir Severo, que apresentou as melhorias do novo aplicativo +ATER. A ferramenta foi desenvolvida pela Ematerce para otimizar a coleta de dados e os cadastros dos agricultores cearenses, ampliando a assistência técnica, inclusive de forma remota. “Essa tecnologia representa uma nova realidade digital voltada para transformar o meio rural, priorizando a inclusão social e produtiva, a governança socioambiental, a participação popular e a geração de renda”, exemplificou.
Walmir Severo, da Ematerce, apresentou evoluções do aplicativo +ATER
O Idace Debate ocorre mensalmente e integra as atividades do Instituto com foco na troca de conhecimento para fortalecer o desenvolvimento agrário e fundiário do Estado. Lançado em março de 2023, o projeto busca criar espaços de discussão com movimentos sociais do campo, academia e outras instituições sobre temas relevantes à atuação do Idace.
Idace e Programa Cientista Chefe
Desde 2023, o Idace vem sediando conversas com integrantes do Programa Cientista Chefe, o que tem gerado caminhos possíveis de pesquisa a partir do cotidiano de técnicas e técnicos que atuam no órgão.
A partir desses diálogos, foram gerados três subprojetos inscritos no Programa, vinculados à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). Esses projetos são coordenados pelos professores Inês Escobar, Aécio Oliveira e Jeovah Meireles.