WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

METEOROLOGIA

Fortaleza registra 22,6° na madrugada mais fria de junho neste sábado (21)

Temperaturas amenas marcam o início do inverno na capital cearense, com previsão de chuvas isoladas nos próximos dias.

Fortaleza registrou, na madrugada deste sábado (21), a temperatura mínima de 22,6°C, considerada a mais baixa do mês de junho até agora, segundo dados da estação meteorológica do Inmet no bairro Itaperi. Apesar de estar dentro da média esperada para o período, o valor chama atenção por representar um dos registros mais amenos do ano, embora não seja o mais baixo — em maio, os termômetros marcaram 21,6°C.

O resfriamento das temperaturas marca o início do inverno no hemisfério sul, estação que começou oficialmente nesta sexta-feira (20). No Ceará, os efeitos da estação são mais sutis se comparados ao Sul e Sudeste do país, onde as quedas de temperatura costumam ser mais intensas. Ainda assim, nesta época é comum a ocorrência de temperaturas mais baixas, especialmente em decorrência da transição entre o período chuvoso e o início da estação seca, o que contribui para a redução da nebulosidade e da radiação solar.

A previsão do tempo para os próximos dias no Ceará indica a continuidade das temperaturas amenas, com possibilidade de chuvas isoladas. Neste sábado (21), a expectativa é de céu parcialmente nublado em todas as macrorregiões do estado, com precipitações de intensidade fraca a moderada pela manhã nas regiões do Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Litoral Norte. À tarde e à noite, as chuvas devem se concentrar no centro-norte (como Jaguaribana, Maciço de Baturité, Sertão Central, Inhamuns e Ibiapaba) e no centro-sul do estado.

Para o domingo (22), o tempo deve permanecer instável, com céu variando de nublado a parcialmente nublado e chuvas moderadas durante a madrugada e manhã em regiões como Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité e Sertão Central. À tarde, a tendência é de precipitações isoladas no centro-norte, padrão semelhante ao do sábado.

Já na segunda-feira (23), há expectativa de redução nas áreas com ocorrência de chuva. As maiores chances de precipitação ficam restritas ao Litoral de Fortaleza e do Pecém durante a madrugada e manhã, e nas regiões centro-sul (como Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns e Cariri) à tarde e noite.

As temperaturas mínimas previstas para o estado giram entre 19°C e 20°C em regiões serranas como Ibiapaba, Maciço de Baturité, Sertão Central, Inhamuns e Cariri. As máximas devem atingir 33°C a 34°C nas áreas mais quentes, como Jaguaribana e Sertão Central. A velocidade do vento, especialmente no litoral e nas áreas de serra, pode chegar a 50 km/h.

De acordo com a climatologia local, as menores temperaturas em Fortaleza são registradas nos meses de junho, julho e agosto, coincidindo com o inverno austral. Em anos anteriores, os valores médios para este período giraram em torno de 23°C.

A queda de temperatura observada neste sábado foi influenciada também pelas chuvas registradas na sexta-feira (20), que ajudaram a manter o céu nublado e reduzir a incidência solar. Na ocasião, a mínima foi de 23,1°C, e a máxima ficou entre 28°C e 29°C — valores abaixo da média registrada ao longo do ano.

Com o avanço da estação, a tendência é de que mais madrugadas amenas como a deste sábado ocorram na capital cearense, especialmente se combinadas com chuvas isoladas e cobertura de nuvens mais espessa durante a noite.

Compartilhe