O Açude Pacajus sangrou durante a última quadra chuvosa (fevereiro a maio)
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) liberou, na sexta-feira (9), a comporta do Açude Pacajus. Serão liberados 100 litros por segundo no Rio Choró até janeiro de 2025, beneficiando a população rural ribeirinha num trecho de 20 quilômetros. “Com esse gesto, estamos liberando água para abastecimento humano, dessedentação animal e, também, para pequenos produtores rurais que irrigam uma pequena horta ou plantas frutíferas”, explicou o presidente da Cogerh, Yuri Castro.
Ao final da operação, em janeiro, terão sidos liberados apenas 0,6% da capacidade total do reservatório, que é de 254,9 milhões de metros cúbicos. Segundo o presidente, também serão atendidos sistemas de abastecimento de comunidades situadas no trecho perenizado, como Umari II, Pedra Redonda e Choró Vaquejador. O Açude Pacajus sangrou durante a última quadra chuvosa (fevereiro a maio) e ainda encontra-se praticamente cheio, com 99,36% de sua capacidade, de acordo com o Portal Hidrológico.
O prefeito de Cascavel, Tiago Lutiani, e a deputada estadual Luana Régia acompanharam a abertura da comporta.
PACAJUS
O Açude Pacajus represa as águas do Rio Choró no município de Chorozinho, na região Metropolitana de Fortaleza. O reservatório, que tem capacidade de acumular quase 255 milhões de metros cúbicos de água, integra o chamado “Sistema Metropolitano”, que inclui ainda os açudes Pacoti, Riachão, Gavião e Aracoiaba. Ele possui bacia hidrográfica com aproximadamente 4.492,34 km², inserida na bacia hidrográfica do Rio Choró. Foi inaugurado em 1993.