Na última sexta-feira, 3 de outubro, foi marcada por um importante debate no plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. A audiência pública, requerida na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) pelo deputado estadual Pedro Lobo (PT), discutiu a implantação da rede de gás natural na Região Metropolitana do Cariri, um projeto estratégico para o desenvolvimento econômico e sustentável da região.
O deputado Pedro Lobo, autor do requerimento aprovado pela Comissão de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Comércio da Alece, destacou a importância da interiorização do gás natural como vetor de crescimento industrial, geração de emprego e renda, e de sustentabilidade ambiental.
“O gás natural representa um passo importante para o fortalecimento da infraestrutura produtiva do Cariri, atraindo novas indústrias, barateando custos de produção e promovendo energia mais limpa”, ressaltou o parlamentar.
A audiência contou com a presença de importantes representantes de órgãos públicos, entidades empresariais e do setor produtivo.
Participaram do encontro Roberto Wagner, representando o presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás) Miguel Nery, Davi Barbosa, diretor comercial da empresa; Rafael Branco, diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (ADECE); e Antônio Mendonça, presidente do SindiIndústria Cariri.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Santana do Cariri, vereador Chapa Quente; o vereador de Farias Brito, Dr. Edson Ferreira; o vereador do Crato, Tota Lobo; os vereadores de Juazeiro do Norte, Alexandre Sobreira, e de Barbalha, Rildo Teles; além de empresários, representantes de motoristas de aplicativos, membros da imprensa e da sociedade civil.
Durante a audiência, foi anunciado que ainda neste ano o gás natural chegará ao Cariri, com a implantação da base da Cegás no Distrito Industrial do Cariri, localizado entre os municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha. O terreno já foi adquirido pela Governo do Estado, através da ADECE, para a construção da unidade, e as tratativas com uma empresa responsável pela instalação da rede estão em fase final.
O gás natural é uma fonte de energia mais limpa e eficiente, que reduz a emissão de poluentes e contribui para a transição energética e a sustentabilidade ambiental. Além de favorecer a competitividade das indústrias, também possibilita redução de custos para o comércio e serviços, impactando positivamente a economia local e regional.
Pedro Lobo reforçou que a interiorização da rede de gás é um marco para o Cariri, resultado da articulação entre o Governo do Estado, a Cegás, ADECE Alece e os municípios.
“Estamos construindo um novo momento para o Cariri, com desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e à geração de oportunidades para o nosso povo”, afirmou o deputado. Pedro Lobo afirmou se sentir feliz em dar sua contribuição ao desenvolvimento da regional, através do seu mandato,