Assembleia destaca mobilização de homens e ações dos 21 Dias de Ativismo
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) destacou, neste sábado, dia 6 a campanha Laço Branco e o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Segundo a instituição, o objetivo é incentivar o engajamento masculino na prevenção e na denúncia de situações de violência.
A campanha integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, realizada pela Casa com ações voltadas à sensibilização e ao combate à violência de gênero. A mobilização se conecta à atuação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), que busca envolver a sociedade na promoção de relações baseadas no respeito e na equidade.

A PEM reforça que o enfrentamento à violência de gênero é um compromisso permanente da Assembleia, que atua com atendimento jurídico, psicológico e social para mulheres em situação de violência. Os atendimentos podem ser realizados presencialmente na sede da Procuradoria ou de forma virtual pelo Zap Delas.
Além do acolhimento direto, a Procuradoria promove, ao longo do ano, atividades formativas, rodas de conversa, oficinas e campanhas educativas. Durante os 21 Dias de Ativismo, foram realizadas ações como o “Cartão Vermelho pelo Fim da Violência contra a Mulher”, na Arena Castelão, e mobilização no Terminal do Antônio Bezerra.
A campanha Laço Branco está presente em mais de 55 países e é reconhecida pela ONU como a maior iniciativa global voltada ao envolvimento de homens no enfrentamento à violência contra mulheres. A programação na Alece será encerrada no dia 10 de dezembro, com solenidade no Plenário 13 de Maio.
