A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta sexta-feira (1/11), audiência pública para apresentar o “Atlas dos Agrotóxicos – Fatos e dados do uso dessas substâncias na agricultura”. O debate atende a requerimento do deputado Renato Roseno (Psol) e ocorre a partir das 9h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
A obra foi publicada originalmente na Alemanha, no ano de 2022, pela Fundação Heinrich Boll. Segundo o parlamentar, ela é composta por um conjunto de artigos que abordam a situação dos agrotóxicos no “mercado global, além dos seus resíduos no solo, ar e na água, bem como os impactos na saúde e no meio ambiente”.
Renato Roseno ressalta, ainda, que um dos temas abordados pelo Atlas são os “double standards”. O parlamentar explica que o termo se refere a uma a venda ilegal de produtos altamente prejudiciais ao meio ambiente e tóxicos aos seres humanos, que foram proibidos de serem comercializados em seus países de origem, a nações com regulamentações fracas, ou deficientes em contextos políticos.
SOBRE O LIVRO
Entre os autores do Atlas dos Agrotóxicos, estão a pesquisadora Larissa Bombardi, professora da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Atlas Geográfico do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”, e pesquisadores membros da “Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida”.