Unipace recebe Prêmio Abel 2024 na categoria Educação Legislativa
Com a proposta de levar cada vez mais os serviços da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) ao povo cearense, as ações protagonizadas pelos órgãos educacionais da Casa, como a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e o Programa Alcance, apresentaram números expressivos de participações em suas atividades durante 2024.
Ao todo, foram 23.760 alunos atendidos pelos cursos da Unipace, e mais de dez mil inscritos nas modalidades do Programa Alcance, ampliando assim a quantidade de cearenses que tiveram oportunidade de dar continuidade aos seus estudos e educação formal durante o último ano.
A Unipace, que esteve durante 2024 sob a presidência da deputada Gabriella Aguiar (PSD), “ganhou espaço, visibilidade e notoriedade, especialmente em relação à educação legislativa de qualidade que ela oferta para os atores públicos, tanto estaduais quanto municipais”, explica a diretora acadêmica Lídia Lourinho.
De acordo com ela, a Escola Superior do Parlamento Cearense alcançou 125 municípios através do Programa de Educação Legislativa. “Vereadores de vários municípios incentivaram suas câmaras a implantarem escolas legislativas, seguindo o modelo da Unipace, a partir de um acordo de cooperação técnica conosco, visando à ampliação da educação legislativa cidadã em todo o Estado. Foi um grande passo dessa gestão”, disse.
Por meio da iniciativa, orientada pela proposta de trabalhar com o parlamento aberto, marca da gestão do deputado Evandro Leitão (PT) na Alece e da deputada Gabriella Aguiar (PSD), a escola recebeu o Prêmio Abel 2024 na categoria Educação Legislativa, concedido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas. A comenda foi entregue durante a solenidade de encerramento do 39º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas.
Lídia Lourinho também ressaltou que, ao todo, a Unipace atendeu 865 servidores que participaram de cursos de qualificação como Planejamento Estratégico no Setor Público, Comunicação Não Violenta no Ambiente de Trabalho, Impactos da Inteligência Artificial no Poder Legislativo, Educação Ambiental e Engajamento Comunitário e outros.
Os cursos de extensão foram mais demandados, com a Unipace atendendo 3.578 servidores e membros da sociedade civil. Os cursos de extensão foram ministrados tanto no formato presencial quanto on-line, e abrangeram diversos municípios cearenses.
Outro destaque é o lançamento do curso MBA em Gestão Pública Municipal. Juntamente com os MBAs em Gestão e Governança Pública e em Política e Assessoria Parlamentar, já em andamento, a escola atendeu 281 estudantes em suas pós-graduações.
A Escola Superior do Parlamento também conta com outros projetos educacionais voltados para servidores e sociedade civil, que durante 2024 também atingiram números expressivos de matrículas, como: cursos de línguas (823 alunos), Projeto Superação (56 alunos atendidos), Biblioteca César Cals de Oliveira (2.948 visitações) e cursos livres e eventos (11.318 participantes de janeiro a dezembro).
SERVIÇO
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 21h.
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 2.674, Bairro Dionísio Torres – Anexo II – Edifício Dep. José Euclides Ferreira Gomes – 1º andar. Fortaleza – Ceará
Contados: Site: avaunipacevirtual.al.ce.gov.br
E-mails: unipace@al.ce.gov.br
unipacevirtual@gmail.com
PROGRAMA ALCANCE

Já o Programa Alcance, uma ação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) voltada para duas linhas de atuação – preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares e qualificação profissional, por meio da oferta de cursos preparatórios e profissionalizantes gratuitos – também apresentou números significativos de participações em suas atividades durante 2024.
A deputada Jô Farias (PT), coordenadora-geral do programa, destacou a participação de mais de dez mil estudantes cearenses matriculados nos seus quatro eixos (Alcance Enem, Alcance Profissionalizante, Alcance Socioemocional e Alcance Idiomas), nas modalidades presencial e on-line – esta, por meio do Sistema de Gerenciamento de Alunos (Sigap).
Ao todo, foram 1.469 aprovações em vestibulares a partir do Enem, além da participação de 3.045 usuários nas plataformas virtuais, 569 participantes em cursos profissionalizantes e 100 vagas oferecidas do Alcance Idiomas.
A deputada Jô Farias também destaca a realização da II Feira de Aprendizagem Profissional, evento que reuniu mais de mil estudantes cearenses. O encontro tem por objetivo promover a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles entre 14 e 17 anos, no mercado de trabalho.
“Todas as ações que promovemos só foram possíveis devido ao esforço de nossos colaboradores e apoio da gestão de Evandro Leitão, que nos incentivou a abrir o Parlamento e nossos serviços para que mais jovens e estudantes tenham oportunidades de completar seus estudos e ingressar na vida acadêmica e no mercado de trabalho”, agradeceu.