O deputado Missias Dias (PT) enalteceu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (05/02), o lançamento do Pacto Nacional – Brasil contra o Feminicídio.
A iniciativa prevê atuação coordenada e permanente entre os três Poderes — Governo Federal, Congresso Nacional e Poder Judiciário — com o objetivo de prevenir a violência contra meninas e mulheres no Brasil. O pacto prevê ações como acelerar o cumprimento de medidas protetivas, fortalecer as redes de enfrentamento à violência em todo o território nacional, ampliar ações educativas e responsabilizar agressores, combatendo a impunidade.
O acordo estabelece ainda compromissos voltados à transformação da cultura institucional dos três Poderes, à promoção da igualdade de tratamento entre homens e mulheres, ao enfrentamento do machismo estrutural e à incorporação de respostas a novos desafios, como a violência digital contra mulheres.
Para Missias Dias, a iniciativa acontece num momento extremamente necessário, diante dos altos números de crimes de violência contra mulheres. “Não podemos mais admitir isso em nosso País. Só em 2025 foram 1.470 casos de feminicídios no Brasil, número mais alto desde a tipificação do crime em 2015”, alertou.
O parlamentar frisou ainda que a maior parte desses crimes são cometidos por pessoas do sexo masculino, comprovando como a cultura do machismo precisa acabar. “Vamos garantir que isso não fique na teoria, que seja vivido na prática e essa mudança depende principalmente de nós, homens. A mulher tem que estar onde quiser e temos que dar exemplo às novas gerações, acabando com a cultura do machismo. Aqueles que cometem qualquer violência contra a mulher, que paguem uma conta alta pelos seus crimes”, defendeu.
