Deputado Almir Bié (Progressistas)
O deputado Almir Bié (Progressistas) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (11/12), as ações de interiorização da educação no Estado e a relevância do fortalecimento do ensino superior no Ceará.
O parlamentar ressaltou a construção do campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Canindé. Segundo Almir Bié, a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc) está em fase de construção e vai expandir a educação e o ensino superior em toda a região, além de atender os municípios vizinhos. “O Ceará tem uma das melhores educações no Brasil. Parabéns ao Governo do Estado e à Secretaria da Educação, que alavancam a interiorização e buscam ensino de qualidade para todo o Estado”, disse.
Durante o pronunciamento, o deputado apontou também a importância do turismo religioso cearense, que se consolida como um forte pilar na cultura e economia do Estado. Na ocasião, o parlamentar frisou o projeto de lei 921/25, de sua autoria, que está tramitando na Casa e institui no Estado o roteiro turístico religioso “Caminhos da Fé Franciscana”. O roteiro abrange os municípios de Canindé, Caridade e Itatira e busca promover a divulgação do itinerário turístico religioso em âmbito nacional e internacional.
“Além de fortalecer o nosso turismo, a proposta vai apoiar iniciativas de capacitação de guias de turismo, artesãos e comerciantes locais, além de incentivar parcerias com instituições religiosas, organizações sociais e empresas privadas para a manutenção e valorização do roteiro”, assinalou.
Almir Bié enfatizou ainda que os santuários e romarias movimentam milhares de devotos e turistas todos os anos no Estado. “Canindé, com o Santuário de São Francisco das Chagas, é considerado um dos maiores centros de devoção franciscana do mundo. Já a cidade de Caridade abriga a devoção a Santo Antônio, e Itatira destaca-se pela tradição do Santuário do Menino Deus, de grande relevância para a fé regional”, afirmou.
