O projeto visa inserir de forma estratégica a produção cearense nesse nicho internacional em crescimento
Ceará avança mais uma vez no cenário do agronegócio nacional ao lançar o primeiro cluster halal de caprinos e ovinos do Brasil, com foco na exportação para o exigente mercado islâmico. A iniciativa foi formalizada por meio da assinatura de um Termo Aditivo ao Contrato de Gestão nº 01/2024, entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). O projeto visa inserir de forma estratégica a produção cearense nesse nicho internacional em crescimento.
O cluster inclui uma série de ações coordenadas que garantem qualidade sanitária, rastreabilidade e conformidade com os padrões halal, exigidos por países muçulmanos. O plano prevê o apoio à manutenção da Área Livre de Pragas (ALP) pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), a implantação de 11 barreiras zoofitosanitárias, e a capacitação de técnicos e produtores rurais. Também está prevista a adesão ao SISBIPOA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), integrado ao SUASA, o sistema do Ministério da Agricultura que garante a inspeção e qualidade de produtos de origem animal.
O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, celebrou o lançamento do projeto como um divisor de águas para o setor agropecuário local. “A assinatura deste aditivo ao contrato de gestão com o Centec é um momento de profunda relevância para a economia do Ceará, pois concretiza uma visão estratégica do governador Elmano de Freitas, de transformar nossas políticas públicas em resultados efetivos para o nosso agronegócio”, destacou
Domingos Filho reforçou ainda que a ação não se limita a um projeto de governo, mas representa uma verdadeira transformação estrutural no setor. “Esta não é apenas uma parceria de governo, é um movimento de revolução no setor de caprinos e ovinos no Ceará. Com o apoio técnico do Centec, e a colaboração essencial da Adagri e dos produtores rurais, estamos dando o primeiro e mais importante passo para a criação do primeiro cluster de exportação halal de caprinos e ovinos no Brasil em nosso estado”, declarou.
A criação do cluster tem como principal objetivo ampliar as possibilidades de comercialização da carne de caprinos e ovinos cearenses, agregando valor à produção local e posicionando o estado como referência no fornecimento de proteína animal para países de maioria muçulmana. A demanda por produtos com certificação halal tem crescido globalmente, e o Ceará se antecipa ao se estruturar para atender a esse mercado promissor.
Para o Governo do Estado, o cluster halal representa um avanço estratégico na diversificação das exportações e na elevação da competitividade do agronegócio cearense. Com a atuação integrada entre SDE, Centec, Adagri e produtores, o Ceará fortalece sua presença no cenário internacional e reafirma seu protagonismo em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do campo