WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

Legislativo

Turma de Harvard conhece experiências da Alece de combate à violência

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta terça-feira (14/01), um grupo de estudantes de pós-graduação em Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A comitiva, que está conhecendo iniciativas implementadas no Ceará como parte da 17ª edição do Curso Colaborativo em Saúde Pública Harvard-Brasil, visitou as instalações da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA) e do Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Casa, acompanhando a atuação desses órgãos.

O projeto, que tem o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos sobre políticas públicas, é fruto de parceria entre a Secretaria da Proteção Social (SPS), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Harvard.

Na primeira visita desta manhã, os alunos conheceram a PEM, sendo recebidos pela procuradora Especial da Mulher, deputada Lia Gomes (PDT), que destacou a importância do intercâmbio de experiências. “Esses estudantes vão levar como experiência o conhecimento da nossa realidade, que infelizmente não é boa, com muita violência de gênero. Mas é importante a presença deles aqui até para trazer outras visões de mundo, possíveis soluções e saídas para esse contexto”, avaliou.

Segundo a parlamentar, “é pelo meio universitário e acadêmico, que estuda certas questões sociais de maneira mais aprofundada, que podem ser encontrados caminhos para determinadas políticas públicas”.

Na sequência, os estudantes visitaram o CPVC, sendo recepcionados pelo deputado Renato Roseno (Psol), que preside o Comitê, além do EFTA e a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa. 

Para o parlamentar, a oportunidade permitiu apresentar aos intercambistas estudos sobre a dinâmica da violência no Ceará e a atuação dos órgãos de cidadania do Parlamento cearense.

“Para nós, é uma troca de experiências e de análise de prevenção da violência muito importante, porque, lamentavelmente, o cenário da violência é muito desafiador”, avaliou Renato Roseno.

A pesquisadora especialista na área de Saúde da Família da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará), Anya Vieira Meyer, detalhou que o curso colaborativo acontece há 17 anos no Brasil e está sendo realizado pela quarta vez no Ceará. Durante três semanas, uma turma oriunda diretamente de Harvard se encontra com outros alunos da Universidade, mas que estudam no Brasil, para trabalhar certas temáticas.

“A temática específica deste subgrupo que está hoje aqui na Alece é a violência. Por isso a ideia de fazer visitas a locais que atuam nessa questão do combate à violência no Ceará e em Fortaleza, para que eles possam entender um pouco mais sobre o que está sendo feito de políticas em relação a esse assunto”, comentou a pesquisadora.

Ainda segundo ela, após as visitas, os alunos vão analisar os dados colhidos para apresentar estudos que possam auxiliar no combate à violência, a fim de gerar conhecimento, informação e propostas de ação.

Na avaliação do estudante norte-americano, Yvorn Aswad, foi enriquecedor conhecer a experiência do Legislativo cearense na abordagem de amparo às vítimas de violência. “Conhecer pessoas que atuam nos cuidados de saúde mental de jovens que sofrem ou testemunharam episódios de violência significa muito para mim. É muito valioso saber que há o apoio governamental e de poderes, como o Legislativo do Estado, para amparar essas pessoas”, afirmou.

Compartilhe