Legislativo

Sala do Empreendedor da Alece e Sebrae realizam capacitação direcionada aos MEIs

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Sala do Empreendedor, realizou nesta quarta-feira (16/10), no auditório Lucila Bomfim, do Anexo III da Casa, duas palestras voltadas à capacitação para microempreendedores individuais (MEIs), oferecendo conhecimento estratégico e operacional para ajudar no desenvolvimento dos próprios negócios de forma sustentável. A atividade marcou também o Dia do Empreendedor, celebrado anualmente em  5 de outubro. 

A primeira palestra ministrada por Rogério Coelho, agente territorial do Sebrae, teve como tema ‘Empreendedorismo: como transformar ideias em negócios de sucesso’. Ele informou que o primeiro passo a ser feito pelo empreendedor é “formalizar o negócio”, para, na sequência, “ver as possibilidades que têm de crescimento”.

“A outra dica é elaborar um planejamento estratégico, para que esse empreendedor possa identificar as oportunidades de negócio e, a partir dali, buscar essas oportunidades”, completou Rogério.

Na sequência, foi a vez de Lucas Aquino, coordenador da Sala do Empreendedor da Alece, falar sobre “Como participar de licitações”. De acordo com o palestrante, é necessário estar com todas as documentações regulamentadas, ou seja, é preciso estar formalizado, estar com a declaração anual e o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) em dia, além de separar os documentos da empresa, para conseguir se cadastrar no Cadastro dos Fornecedores . 

“A partir do momento que você está cadastrado no compras.gov.br, você consegue ver todas as oportunidades de licitações que existem em diversos entes federativos, e você consegue disputar licitações em nível federal, municipal e estadual”, explicou Lucas. 

Empreendedora Tina Lucena ressalta importância de investir em capacitação    Foto: Divulgação

Uma das empreendedoras presentes, Tina Lucena explicou a sua motivação para investir em capacitação, bem como a importância de tomar essa decisão pensando no futuro do seu negócio. 

“A gente sente a necessidade de se capacitar porque o mercado é muito grande. Resolvi investir em ferramentas para melhorar a minha capacidade de empreender. Acredito que empreender é uma aptidão, e isso precisa ser juntado a técnicas, conhecimento, ferramentas”, detalhou Tina.

Fruto de uma parceria entre a sala e o Sebrae, as palestras foram abertas ao público e tiveram o objetivo de intensificar os esforços em treinamentos e capacitações para MEIs. 

Por Guilherme de Andrade

Compartilhe