Na Chapada da Ibiapaba, avançam os projetos de hortifruticultura em ambiente protegido sob estufas (foto). No Cariri, também.
Na Chapada da Ibiapaba há 700 hectares produzindo hortifrutis sob estufas. No Cariri, essa tecnologia avança
Uma missão técnica organizada pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid) e da qual fazem parte o secretário do Desenvolvimento Econômico do governo do Ceará (SDE), economista Fábio Feijó, e o seu secretário Executivo do Agronegócio, agrônomo Sílvio Carlos Ribeiro, viaja hoje, sábado, 4, para a Holanda, onde, a partir de segunda-feira, 6, cumprirá um roteiro de visita a universidades, centros de pesquisa e fazendas de produção agrícola em diferentes regiões holandesas. Objetivo da missão: conhecer e trazer para cá novas tecnologias que servirão ao incremento dos projetos de irrigação e de cultivo protegido no Ceará. Integrada por empresários, pesquisadores acadêmicos e técnicos, a missão cumprirá uma intensa programação de tempo integral durante os cinco dias que ela durará.
Para começar, seus 15 integrantes visitarão, na segunda-feira, pela manhã, o IHE Delft Institute for Water Education, instituição que atua sob os auspícios da Unesco e participa de desafios globais de água em parceria com atores locais. Sua atuação é focada em recursos hídricos sustentáveis e ecossistemas, uso integrado e resiliente da terra e da água, e conhecimento e inovação para sociedades sustentáveis.
À tarde, a missão visitará a Wageningen University & Research, na cidade de Bleiswijk, que se dedica à inovação integrada na horticultura em estufa (cultivo protegido), com atenção voltada ao controle biológico, à saúde da zona radicular (economia de água, resiliência), aos biossensores para detecção precoce de doenças e pragas, lisímetro digital e percurso técnico pela estufa. Esta visita é de alto interesse da SDE, tendo em vista que a cultura protegida já se desenvolve na velocidade do xaxado, na Chapada da Ibiapaba e também na região do Cariri.
Na terça-feira, 7, pela manhã, a missão percorrerá um roteiro temáticos guiado na World Horti Center, maior referência mundial em horticultura de estufa. Nesse centro, os missionários ouvirão os especialistas sobre a horticultura holandesa e suas inovadoras tecnologia, incluindo soluções inteligentes na estufa, e conhecerão seus pavilhões temáticos, como I-Grow, WaterWise, Robotics & AI, Cadeia de Valor e Energia.
Na parte da tarde, “prosseguirá o roteiro temático com foco na planta e no cultivo e na cooperação como força silenciosa do sucesso (OVO drieluik), abordando os pavilhões Power of Plants, Health, Cultivation for Compounds e a integração entre produtores, fornecedores e pesquisa”, ou seja, um momento também dedicado ao cultivo protegido.
Na quarta-feira, 8, serão abordados o porto, a logística agroindustrial e a horticultura. Pela manhã, haverá visita ao Porto de Roterdã, maior da Europa, um item da programação conduzido diretamente pelo secretário Sílvio Calos Ribeiro. A direção do porto mostrará sua integração com as cadeias agroindustriais internacionais. Haverá, ainda, “visita ao Portlantis, na Maasvlakte 2, com foco na infraestrutura logística de classe mundial: terminais de contêineres, operação intermodal, automação e os fluxos de comércio internacional que conectam o Porto de Roterdã às cadeias de suprimento globais do agronegócio”.
À tarde, a programação prevê visita à estufa na região de Maasdijk com foco em floricultura (crisântemos), um ramo do agro cearense que vem crescendo muito, principalmente na região da Ibiapaba, onde a Reijers tem fazenda de produção, usando a tecnologia do cultivo protegido. Muitos dos sistemas a serem observados são comparáveis aos da produção de hortaliças, oferecendo ampla visão técnica da operação e da tecnologia de estufa.
Na quinta-feira, 9, pela manhã e à tarde, a missão concentrará sua atenção em áreas voltadas para a gestão hídrica, sustentabilidade e estratégia para o Ceará. Para isso, conhecerá os moinhos de água de Kinderdijk, onde haverá uma sessão técnica sobre sistemas históricos e modernos de controle de irrigação, drenagem e eficiência hídrica, que inspiraram soluções utilizadas até hoje na Holanda. Haverá a apresentação sobre soluções integradas de gestão hídrica, eficiência energética e sustentabilidade aplicadas à horticultura. Também haverá a apresentação das opções para o Ceará após os projetos-piloto: ganhos de volume, otimização de cadeia, insourcing, trajetória low → mid → high tech e o papel do Ceará como hub ou referência para outros estados.
Finalmente, encerrando a programação será encerrada, com uma visita ao centro da cidade de Roterdã, com visita ao Markthal e ao SS Rotterdam com tour guiado, finalizando com uma imersão na cultura e na arquitetura da cidade.
Integram a missão as seguintes pessoas: Michel Freire e Francisco Régis Cirino Nogueira, sócios da 3V3 Tecnologia; Luiz Felipe Santiago. gerente Executivo da Fapija (Federação dos Produtores do Projeto de Irrigação Jaguaribe-Apodi); Edilberto de Souza Rodrigues, diretor da CN Agrotech; Antônio Nidovando Pereira Pinheiro, sócio do Grupo Nidobox; Antônio Daniel Silva Santos, técnico do grupo Nidobox; Fábio Ferreira Feijó, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) do governo do Ceará; Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, secretário Executivo do Agronegócio da SDE e presidente da Abid; Elmo Roberto Belchior Aguiar, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri); Antônio Erildo Lemos Pontes, coordenador de Recursos Hídricos da SDE; Alexsandro Almeida, professor da Universidade Federal de Alagoas(Ufal): Luiz Eduardo Barros, Johann Charles Ferdinand Maria (Ferry), e Tânia Mara Cunha Bicudo, da Equity Investiments, empresa responsável pela programação a ser cumprida durante toda a viagem da Missão Abid.

