WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

CULTURA

Santuário de Canindé realiza a 10ª Procissão das Sanfonas – Festa de São Francisco 2026!

Canindé recebe, a 10ª edição da Procissão das Sanfonas, evento que une música, fé, tradição e valorização da cultura nordestina.

Chico Carlôto, a edição deste ano reuniu participantes de diversos municípios cearenses, incluindo Maranguape, Maracanaú, Sobral, Irauçuba, Madalena, Caridade, Paramoti, Itatira e Choró, entre outros.  (Foto: Chico Carlôto)

Santuário de Canindé realiza a 10ª Procissão das Sanfonas – Festa de São Francisco 2026!

Canindé recebe, a 10ª edição da Procissão das Sanfonas, evento que une música, fé, tradição e valorização da cultura nordestina.

A Procissão das Sanfonas é idealizada pelo jornalista e radialista Chico Carlôto e conta com o apoio da Prefeitura de Canindé, por meio da Fundação Municipal de Esporte, Cultura e Patrimônio (FUNCEP).

A Procissão das Sanfonas surgiu em 2015 e, desde então, reúne sanfoneiros, músicos, cantores, artistas, agentes culturais, famílias e admiradores da cultura popular em um tradicional cortejo pelas ruas de Canindé.

A programação começou ao meio-dia, com a concentração na Pousada Franciscana, dentro do Convento de São Francisco, onde foi realizado o tradicional “Esquenta”. Os músicos também participaram de um almoço e receberam camisas e chapéus personalizados do evento.

Às 15h, aconteceu a bênção das sanfonas, seguida da saída do cortejo em frente ao Museu, com destino à Igreja das Dores. O percurso seguiu pela Rua Gervásio Martins até a Quadra da Gruta, onde foi celebrada, às 16h, a Missa das Sanfonas.

Segundo o idealizador Chico Carlôto, a edição deste ano reuniu participantes de diversos municípios cearenses, incluindo Maranguape, Maracanaú, Sobral, Irauçuba, Madalena, Caridade, Paramoti, Itatira e Choró, entre outros.

“É um evento cultural e religioso criado em 2015. reunimos sanfoneiros, zabumbeiros, triangueiros, pandeiristas, cantores e todos aqueles que defendem a nossa cultura”, destacou Chico Carlôto.

Além de celebrar a religiosidade e a música regional, a Procissão das Sanfonas busca preservar a memória e as tradições populares, valorizar a sanfona como patrimônio cultural, fortalecer a identidade de Canindé e movimentar a economia criativa local.

Festa de São Francisco das Chagas 2026! reuniu sanfoneiros e devotos em uma celebração marcada pela música, pela devoção a São Francisco das chagas.

Canindé viveu no Sábado 10 de Outubro mais um momento de fé, tradição e valorização da nossa cultura! A Procissão das Sanfonas reuniu sanfoneiros e devotos em uma celebração marcada pela música, pela devoção a São Francisco e pelo orgulho das nossas raízes nordestinas.

Frey César conversou com a reportagem do portal de notícias revista informativa.

                     Quero acolher a todos que vocês que chegam no nosso convento contra o guardião do convento, dos frades.

                      Desejo um Bom tempo paz e bem. Deus se revela através da arte, da cultura esse momento é mais um momento de Cultura onde Deus se revela a partir da espiritualidade Franciscana. com esse tema maravilhoso. São Francisco da vida até a morte da santidade somos chamados a vivência da santidade também pela arte, pela cultura em que esse sertão nordestino que tem uma vida muitas vezes severa Severina que também se engrandece com as grandeza das Chagas de Cristo na vida de São Francisco na vida do povo que Deus abençoe a cada um de vocês e muitos festejos e viva São Francisco!

Mais do que uma procissão, um encontro de gerações que mantém viva a identidade cultural do nosso povo, levando a tradição da sanfona pelas ruas da cidade até a bênção final.
carregam a história de um povo que mantém viva a essência do nosso sertão.

Mais do que música, a procissão é uma expressão de identidade, devoção e amor pelas raízes que fazem de Canindé um lugar tão especial

Que o som das sanfonas continue ecoando pelas ruas, fortalecendo nossa cultura e passando essa linda tradição de geração em geração!

                       A 10ª Procissão das Sanfonas foi marcada por momentos de emoção, encontros e celebração da cultura nordestina. Cada sanfoneiro, cada instrumento e cada sorriso.

A Procissão das Sanfonas é feita de pessoas. Pessoas como a sanfoneira Sebastiana, que toca sanfona há 38 anos, e veio de São Raimundo Nonato para participar do nosso evento.  Pessoas tipo Pedro Sampaio, Nisinha, Vanin, Leandro- Feitosa-luana- Aldira, Rose, Domingos Tavora, Chagas Costa, Álvaro Carneiro, Dora Medeiros, Luís Carlos, Andressa Kerllen, Coronel Marcelo, Robert Seixas, George de Lima, Chico Bentinho, Socorro Maravilha, Simplício Mário, Vera, Fábio Novo, Bruno Lustosa, Vagner Ribeiro, Gonzaga Lu… A Procissão é feita de gente, gente que valoriza a diversidade do Sertão Alternativo e gosta de gonzaguiar. Obrigado a todos os envolvidos na organização dessa festa inesquecível. 🤝

Prefeito do Munícipio de Canindé /Foto Reprodução

Festa de São Francisco das Chagas 2026
Data: 7 a 17 de outubro
Local: Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas, Canindé (CE)
Tema: “São Francisco: da vida até a morte, um chamado à santidade”

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Email