WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

AGRO

Tarifaço de Trump mobiliza prefeitos do país

 Setenta por cento da produção de manga de Petrolina são exportados para o mercado norte-americano

O de Petrolina (PE) está advertindo que 70% da produção de frutas do seu município são destinados ao mercado dos Estados Unidos

Mobiliza-se a Frente Nacional dos Prefeitos, cuja liderança está preocupada com as consequências do tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros exportados para o mercado norte-americano.  

Os dirigentes dessa Frente pediram ontem reuniões com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o presidente do BNDES, com os quais debaterão sobre providências para a minimização dos prejuízos que serão causados pelo tarifaço, cuja vigência começará amanhã, quarta-feira, dia 6 de agosto. 

Simão Durando, prefeito de Petrolina, em Pernambuco, e vice-presidente de Fruticultura Irrigada da Frente Nacional dos Prefeitos, disse ontem que 70% da produção de frutas de seu município são exportados para os EUA, gerando US$ 86 milhões por ano em receitas.  

“O mercado interno não tem capacidade para absorver essa produção, e um terço da população de Petrolina depende dessa cadeia produtiva”, alertou o prefeito. 

Os prefeitos estão pedindo ao governo e ao BNDES as seguintes providências:  

Compensação financeira por eventuais perdas na arrecadação municipal; diversificação da matriz produtiva, com incentivo ao desenvolvimento de novas atividades econômicas e novos mercados; ampliação dos prazos de crédito rural por parte dos bancos públicos; plano de proteção dos empregos das atividades afetadas nos moldes do que foi feito durante a pandemia da Covid-19

Compartilhe