O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar, acompanhado de gerentes, supervisores e assessores técnicos da Agência estiveram presentes na Reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). O encontro aconteceu de terça-feira (29) a quinta-feira (31), em Brasília, no Distrito Federal, onde foram discutidos assuntos referentes a defesa e inspeção agropecuária.
“Um encontro muito importante, no qual fiz questão de levar uma equipe para interagir nos diversos setores e assuntos tratados no evento. Tivemos boas notícias, inclusive falamos sobre o status de Livre de Febre Aftosa sem vacinação, que deverá ser concedido pela OMSA em maio de 2025. O SISBI também foi amplamente discutido, com autoridades do MAPA, nos dando diretrizes para solicitar o aumento dos nossos produtos a serem credenciados, e finalizamos com o fortalecimento das ações de educação sanitária na Adagri”, analisou o presidente Elmo Aguiar.
Apresentação sobre autocontrole com ajustes a serem feitos e distribuição de vacinas contra Brucelose foi mais um dos assuntos da área de Sanidade Animal discutidos nesses dias de encontro. “Destaco as apresentações da Adepará, Agrodefesa e da Abiec sobre a rastreabilidade bovina de forma individualizada. Elas mostraram como estão elaborados seus sistemas e qual a proposta de utilização em todo o País. O ideal é que esse sistema de fosse utilizado de forma nacionalizada”, destacou o gerente da Adagri, David Caldas.
Enquanto as principais discussões sobre a Sanidade Vegetal foram sobre o novo regulamento (Decreto) que já passou por consulta nos Estados e visa se ajustar a Lei do Auto Controle. Segundo o gerente da Adagri, Dimas Oliveira, a nova Lei de Agrotóxicos e os Sistemas de Registro Nacional de Revendas de Agrotóxicos e do cadastro de aplicador legal e questões relacionadas às pragas da Moniliase do Cacau, Mosca da Carambola e Vassoura da bruxa da mandioca, no sentido de conter a dispersão e proteger os demais estados, também foram pautas do encontro.
Durante a abertura do Fonesa, o gerente de Tecnologia da Informação da Adagri, Victor Coelho, também destacou a importância da parceria e do compromisso da Agência de Agro Defesa de Goiás (Agrodefesa), que é a responsável pelo projeto e desenvolvimento do Sistema de Defesa Agropecuário (SIDAGO). Através de um Termo de Cooperação Técnica entre as agências, a Adagri está em processo de implantação e migração do novo sistema defesa.
Também estavam presentes na comitiva da Adagri a assessora da presidência, Janine Gadelha; o supervisor regional, Douglas Carpegiany; e auditora fiscal agropecuária, Andréa Borges.