WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

Economía

Pacto pelo Pecém terá estratégia viária, conectividade e hidrogênio verde

Complexo do Pecém: retomada contempla ainda novo modelo de gestão do território.

Uma ação conjunta entre o Governo do Ceará, Assembleia Legislativa, empresas e prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante, liderada pela Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp S/A) vai lançar novas ações estruturais do Pacto pelo Pecém. O anúncio vai ser feito na manhã de hoje, no Cipp. A estratégia tem como objetivo garantir uma governança compartilhada multinível, com o engajamento de Poder Público e iniciativa privada.

O Pacto pelo Pecém foi lançado em 2011 com o objetivo de estudar, debater e propor soluções para os desafios colocados na região. Em agosto de 2023, foi retomado e em maio deste ano contou com uma proposta de renovação do projeto às comunidades do entorno. Ao todo, 87 instituições públicas e privadas participaram da série de reuniões. De acordo com o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, entre as principais novidades a serem levadas em consideração na revisão do Pacto, estão a comercialização e exportação de hidrogênio verde e a chegada da Transnordestina, que devem impactar a economia do Ceará.

“São grandes transformações que estão previstas para acontecer aqui no Complexo. É preciso uma coordenação maior, um olhar especial. Essa retomada deve contar com um novo modelo de gestão do território, com uma governança compartilhada com participação das comunidades próximas, e considerando a expansão do Complexo, que hoje conta com 90 empresas”, explica Figueirêdo.

Importância

O presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), Eduardo Amaral, destaca a importância do Complexo do Pecém no desenvolvimento do ambiente de negócios da região e do estado.
“O Porto do Pecém e o Complexo Industrial têm sido catalisadores de um desenvolvimento sem precedentes, promovendo uma integração econômica e social que beneficia não apenas os municípios vizinhos, mas todo o Ceará”, pontua.

Segundo Amaral, a importância do Pacto pelo Pecém se reflete na sua capacidade de unir as partes interessadas em torno do desenvolvimento sustentável e inclusivo. “Nossa expectativa para este evento, que anuncia ações imediatas e aborda as reais necessidades do Complexo, é muito positiva. Além de reforçar o compromisso de todos os envolvidos, buscamos consolidar parcerias estratégicas e traçar um caminho claro para o futuro, onde o progresso econômico ande de mãos dadas com a responsabilidade social e ambiental”, antecipa.

Compartilhe