O deputado Missias Dias (PT) comemorou, no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (30/10), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o acordo firmado entre o governador Elmano, ao lado da Advocacia Geral da União (AGU) e de movimentos sociais, para a criação do primeiro assentamento irrigado do Ceará, localizado no município de Limoeiro do Norte.
A assinatura aconteceu na noite desta quarta-feira (29/10). Com 1.000 hectares, a área, que fica dentro do Projeto de Irrigação Jaguaribe-Apodi, estará integrada ao Programa Nacional de Reforma Agrária, garantindo acesso à terra e à infraestrutura hídrica para dezenas de famílias agricultoras.
Para o parlamentar, a assinatura foi um marco na história dos camponeses e camponesas que há 11 anos lutavam pelo direito à terra. “Estamos falando de famílias que ocuparam uma área pública, ainda em 2014, com o único objetivo de produzir. E graças à articulação e ao apoio de muitos, como do Governo Federal e Estadual, Justiça, MST, Escritório Frei Tito, Escolas Agrícolas, organizações do campo, conseguimos essa conquista. Não podemos aceitar que camponeses e camponesas do campo cearense não tenham o que comer, enquanto existem tantas terras improdutivas e abandonadas pelo nosso País”, declarou.
