Em missão oficial à China, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, liderou nesta segunda-feira (12) um encontro estratégico com representantes de 13 entidades do agronegócio brasileiro em Pequim. A reunião contou com a presença do embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e dos secretários do Ministério da Agricultura, Luis Rua (Comércio e Relações Internacionais) e Carlos Goulart (Defesa Agropecuária). O objetivo foi reforçar o diálogo com o setor produtivo, identificar novas oportunidades de negócios e alinhar estratégias para ampliar a presença dos produtos brasileiros no mercado chinês.
“Esta é a maior missão governamental que realizamos na China, e vocês, empresários, são fundamentais para estreitarmos as relações e ampliarmos os negócios do agro brasileiro”, afirmou o ministro. Fávaro também reforçou a importância de consolidar uma parceria baseada no respeito mútuo entre os dois países, com benefícios para ambos os povos.
Brasil amplia protagonismo no comércio com a China
O embaixador Marcos Galvão destacou o crescimento expressivo das exportações brasileiras para a China, que registraram aumento de 22% em 2024. “O Brasil foi, no ano passado, o mercado para o qual as exportações da China mais cresceram. Somos, cada vez mais, um parceiro comercial estratégico para os chineses”, afirmou.
A agenda oficial na China segue com encontros institucionais e visitas técnicas, com foco em ampliar acordos bilaterais e garantir o acesso a novos mercados para os produtos do agro brasileiro.