WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

Politica

“Melhor momento do NE”, diz Salmito sobre marco que pode regulamentar a produção de H2V

Mesmo aprovado no Senado na última quarta-feira (19), o relator da proposta que regulamenta o hidrogênio de baixo carbono não incluiu três emendas do senador Cid Gomes que abordavam o hidrogênio verde; nova discussão será realizada no início de julho na Casa

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho (PDT), afirmou que o Nordeste está prestes a passar pelo seu melhor momento na história, devido à aprovação do marco regulatório que permite a produção de hidrogênio de baixo carbono no Senado. “É um momento histórico extraordinário para o Brasil e especialmente para o Nordeste brasileiro”.

Mesmo com a aprovação do marco, três emendas do senador Cid Gomes (PSB) que tratam sobre a inclusão do hidrogênio verde (H2V), dentre os tipos de hidrogênio de baixo carbono, não foram aprovadas pelo relator Otto Alencar (PSD-BA). Uma nova discussão será realizada para votação das emendas em destaque no Senado, antes da matéria seguir para a Câmara dos Deputados.

Segundo Salmito, esse é um momento “muito especial” para o Ceará. “Nossa expectativa e a nossa esperança é que ainda neste ano tenhamos o marco legal para que o Brasil e o Nordeste, especialmente o Ceará, possam começar a produzir hidrogênio verde e atrair essa cadeia produtiva para cá”. Ainda de acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o marco poderá garantir de vez a transição energética no território cearense.

“Para termos a transição energética verdadeiramente acontecendo aqui [Ceará], e termos uma reindustrialização do Ceará a partir de economia verde, com mais oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, completou.

Compartilhe