Reconhecimento foi anunciado por Romeu Aldigueri e destaca atuação no Ceará Sem Fome
A primeira-dama do Estado do Ceará, Lia Gondim de Freitas, será agraciada com a Medalha Herbert de Souza, conforme anúncio feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romeu Aldigueri. A data da entrega ainda será divulgada. A honraria é a maior comenda do Parlamento cearense destinada a pessoas que atuam em políticas públicas de combate à fome.
Durante pronunciamento no Cariri, Aldigueri destacou o papel de Lia Freitas na coordenação do programa Ceará Sem Fome, iniciativa que, segundo ele, tem promovido ações estruturantes contra a insegurança alimentar no Estado. O deputado ressaltou ainda o compromisso histórico do Ceará com causas sociais e lembrou que a erradicação da fome foi uma das promessas do governador Elmano de Freitas ainda durante sua campanha.
Segundo Aldigueri, o programa Ceará Sem Fome foi transformado em política de Estado por meio de lei aprovada na Assembleia Legislativa. A atuação de Lia Freitas, segundo o parlamentar, vai além da entrega de alimentos, incluindo capacitação, inclusão produtiva e estímulo à autonomia financeira das famílias beneficiadas.
Atualmente, o programa conta com aproximadamente 1.500 redes de cozinhas comunitárias, além do Cartão Ceará Sem Fome, que permite a aquisição de alimentos em pequenos comércios locais, gerando também renda nas comunidades. A homenagem foi aprovada por unanimidade pela mesa diretora da Assembleia.
A Medalha Herbert de Souza reconhece o impacto de políticas públicas na vida da população. Para Aldigueri, a entrega da comenda representa um marco simbólico do compromisso do Estado com o enfrentamento à fome e à desigualdade.