WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

METEOROLOGIA

Janeiro deve ter chuvas irregulares e abaixo da média no Ceará, aponta Funceme

Os dados indicam que o tempo seco deve predominar até o dia 15 de janeiro.

O Ceará deve enfrentar um mês de janeiro com chuvas irregulares, mal distribuídas pelo território e com volumes abaixo da média histórica. A previsão foi divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que aponta um cenário típico de pré-estação chuvosa, mas com limitações na atuação dos sistemas meteorológicos que costumam favorecer as precipitações no Estado.

De acordo com o calendário climático da Funceme, a média histórica de chuvas para janeiro varia entre 66,37 mm e 133,24 mm, com valor normalizado em torno de 99 mm. No entanto, a expectativa é de que os acumulados fiquem abaixo desses índices em grande parte do Ceará, principalmente na primeira quinzena do mês.

Os dados indicam que o tempo seco deve predominar até o dia 15 de janeiro. Entre os dias 16 e 20, há possibilidade de chuvas fracas e isoladas, especialmente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ainda assim, as precipitações devem ocorrer de forma pontual, sem garantia de regularidade.

Segundo o diretor técnico da Funceme, Francisco Júnior, algumas áreas podem registrar chuvas rápidas, enquanto outras devem permanecer longos períodos sem qualquer precipitação. Entre os principais fatores para esse comportamento está a fraca atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs), sistemas que normalmente contribuem para a formação de nuvens e chuvas no Nordeste durante os meses de dezembro e janeiro.

Atualmente, um desses vórtices atua mais a leste da região, sem impacto significativo sobre o Ceará. Outro fator que influencia negativamente o regime de chuvas é o aquecimento acima da média do Oceano Atlântico Norte, condição que dificulta a formação de nuvens convectivas mais intensas e reduz o potencial de precipitações no Estado.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas chuvas da quadra chuvosa cearense, entre fevereiro e maio, também permanece em posição desfavorável. Segundo a Funceme, a ZCIT está mais ao norte do que o esperado para este período de pré-estação, deslocamento que também é influenciado pelo aquecimento do Atlântico Norte.

Francisco Júnior ressalta que, apesar das altas temperaturas e da preocupação com possíveis eventos severos, é necessário aguardar o início efetivo da quadra chuvosa para avaliações mais precisas. Até quarta-feira (7), a previsão indica céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todo o Estado, com baixa possibilidade de chuva fraca, isolada e de curta duração em áreas do Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Litoral do Pecém e Litoral Norte.

Compartilhe