O Governo do Ceará vai lançar um programa social para gerar renda para a população do semiárido. tal política vai criar um cardápio de oito oportunidades produtivas para a região do semiárido cearense, visando financiar projetos na região. Para o indivíduo participar da ação, ele precisará ter pelo menos duas das oito opções consorciadas.
Dentre as oportunidades, como explicou o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico ( SDE ) Salmito Filho destaca-se a produção de biomassa; a geração de energia elétrica a partir do sol, com energia elétrica; o cultivo de mirtilo; a ovinocaprinocultura de corte; a caprinocultura leiteira; e a avicultura alternativa, com produção de galinhas caipiras e ovos caipiras. As outras duas opções não foram citadas pelo secretário.
Conforme Salmito, o objetivo da ação é de fazer no mínimo dois salários mínimos de renda em lucro líquido por mês para o produtor que participe do programa, “para ser muito mais atrativo que outros programas sociais e ser sustentável do ponto de vista econômico e social”. De acordo com ele, tal programa está sendo construído e deverá ser lançado ainda neste ano, mas sem previsão de data.