Agricultura Familiar

Governo do Ceará investe em Mecanização voltada à Agricultura Familiar 

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) receberam, na quarta-feira (30), treinamento para operação de motocultivadores. Por meio da secretaria, o Governo do Ceará está adquirindo 300 novos equipamentos e implementos para serem entregues a associações de agricultores familiares, em ação que faz parte da Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola do Governo do Ceará. 

O treinamento para recepção dos motocultivadores foi conduzido por Robson Cunha, promotor técnico da Branco, fabricante dos motocultivadores, e foi direcionado a técnicos da SDA e da Ematerce. Os equipamentos irão auxiliar agricultores e agricultoras familiares cearenses a ter uma melhor eficiência e produtividade.

“Estamos aqui hoje com o famoso tratorito, nosso motocultivador. Esse é o modelo 6.5cv à gasolina e é usado para fazer várias funções, principalmente arar a terra, fazer a virada da terra para receber o plantio de hortaliças, raízes, entre outros. Ele tem vários tipos de utilidade e agrega implementos como carretinha, encanteirador e roçadeira frontal. É um equipamento completo”, destacou Robson. 

A mecanização agrícola é fundamental para fortalecer a atividade produtiva da agricultura familiar cearense, além de ser um forte incentivo à sucessão rural, pois diminui o esforço físico e gera oportunidades para a juventude a partir da inovação com a tecnologia para o campo. 

“Nós que atuamos dentro do programa Hora de Plantar junto à Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) sentimos a necessidade desses equipamentos para trabalhar com culturas como a mandioca, a cajucultura e a própria cultura do algodão. Estamos com dificuldade de mão de obra no campo e a mecanização agrícola é mais um atrativo para que os jovens possam voltar às suas áreas de produção e ajudar seus familiares utilizando menos esforço físico. 

Instituída em 2021, a Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola (Lei Estadual nº. 17.609/21) prevê a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, por meio da disponibilização de insumos tecnológicos que tornem as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas, com consequente aumento da produtividade.

Investimentos em Mecanização Agrícola

No Dia de São José, o governador Elmano de Freitas garantiu investimentos de R$ 73,6 milhões para a mecanização da agricultura familiar cearense, dentro do pacote de ações para o meio rural anunciadas em Chorozinho. O recurso será investido na Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola do Ceará (Lei nº 17.609/2021).

Compartilhe