O governador Elmano de Freitas recebeu, nesta quinta-feira (13), no Palácio da Abolição, 14 estudantes que participaram da cobertura da primeira agenda do G20 em Fortaleza. Os jovens, alunos da rede pública estadual, atuaram como repórteres, cinegrafistas e produtores para seguir o evento mundial, sediado no Centro de Eventos do Ceará entre segunda (10) e quarta-feira (12). A secretária da Educação, Eliana Estrela, também participou do encontro.
Os estudantes atuaram na comunicação dos três dias de agenda do Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional, parte da programação da Trilha de Finanças no G20, coordenada pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central. Ao longo de três dias, o Centro de Eventos do Ceará foi sede de debates técnicos sobre questões relacionadas a instituições financeiras internacionais, fluxos financeiros e à governança de instituições como os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento. O grupo de adolescentes, inclusive, participou da coletiva de imprensa realizada na abertura das atividades, com a participação do governador Elmano; do subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antonio Freitas; da chefe adjunta do Departamento de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, Cinthia de Freitas; e outras autoridades.
As equipes de reportagem são formadas por estudantes dos cursos técnicos em Audiovisual, Multimídia e Eventos das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel, Jaime Alencar e Mário Alencar. Também compõem o grupo, alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Visconde do Rio Branco, que oferece formação bilíngue, e do Centro Cearense de Idiomas (CCI) – unidades Sul e Kennedy.
Eliana Estrela ressaltou a importância da existência de momentos assim, fomentando o diálogo entre o Governo do Ceará e os estudantes. “É de fundamental importância o engajamento da nossa juventude, dos nossos estudantes. Todas essas questões que dizem respeito à educação. Então, esse momento que o nosso governador abre espaço para diálogo, para ouvir, para responder também os questionamentos, é fundamental e também muito significativo para toda a comunidade escolar”, comentou.