WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

AGRO

Fundo de investimento criado para o agronegócio chega ao Ceará; saiba mais

Fundo criado para impulsionar o agronegócio beneficia agricultores assistidos pelo Senar e passa a incluir novas cadeias produtivas

Em 2025, o Fundo de Investimento nas Cadeias Agroindustriais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA Fiagro) passa a atender produtores rurais acompanhados pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em 24 estados brasileiros. Além do Ceará, o fundo está presente nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Atualmente, o CNA Fiagro contempla as cadeias produtivas da bovinocultura de corte e leite, agricultura anual (com culturas como soja, milho, trigo, mandioca e feijão), fruticultura (incluindo uva, abacaxi, banana, cacau, coco, goiaba, limão, laranja, manga, morango, melancia, maçã e maracujá), cafeicultura, piscicultura e apicultura. De acordo com a CNA, o fundo, lançado em 2023, deve incorporar em breve atividades como olericultura, cana-de-açúcar e criação de ovinos e caprinos para corte e leite.

Segundo o coordenador de Empreendedorismo e Negócios do Instituto CNA, Christiano Nascif, o programa é uma oportunidade para pequenos e médios produtores acessarem crédito de forma desburocratizada. “O CNA Fiagro é a oportunidade que o pequeno e o médio produtor rural assistidos pela ATeG têm para acessar o crédito rural de forma rápida e sem burocracia, aplicando os recursos acompanhado por um técnico, para aumentar a eficiência e a rentabilidade da sua atividade”, afirmou.

Para facilitar o processo, os produtores podem solicitar o crédito pelo aplicativo Conecta Produtor, lançado pelo Senar. O processo começa com a verificação automática do perfil e da situação financeira do solicitante. Em seguida, técnicos da ATeG coletam dados da propriedade e encaminham a documentação para análise. Após a aprovação, o crédito é liberado em até sete dias úteis, com pagamento em até 12 meses, de forma mensal ou em parcela única.

O Fiagro, ou Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais, foi criado pela Lei 14.130/2021. Trata-se de um fundo negociado em bolsa, voltado para investimentos em ativos ligados ao agronegócio, como imóveis rurais e títulos de crédito. Ele oferece benefícios como isenção de imposto de renda sobre os rendimentos, sendo uma alternativa de financiamento e fomento ao setor produtivo rural.

Compartilhe