O governador adiantou que serão criados mais cursos de Medicina, que serão articulados com os hospitais regionais
O governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), estarão presentes à aula inaugural do curso de Medicina da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) no Maciço do Baturité, que acontece nesta sexta-feira (30). Conforme o chefe do Executivo, o curso funcionará ao lado do Hospital Regional do Maciço de Baturité, atendendo à população de 13 municípios cearenses da região. A primeira etapa da construção do hospital contará com o investimento de R$ 109 milhões, do Ministério da Saúde, por solicitação da Secretaria Estadual da Saúde.
“Na sexta-feira, vamos dar a aula inaugural para a faculdade de medicina de Baturité. Já tivemos a seleção dos alunos e o prédio da faculdade particular foi alugado, para que os alunos possam utilizar o laboratório, e a faculdade mesmo vai funcionar na [Escola] Salesianas Baturité, que está sendo adquirida pelo Governo Federal. Esse processo já chegou, inclusive, no entendimento de valores junto aos proprietários do imóvel. Vai precisar de uma reforma, mas, como a turma estava precisando começar, alugamos esse prédio por um ano”, informou o governador Elmano.
CURSOS DE MEDICINA NAS REGIÕES
Durante a entrega dos 14 novos veículos para a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas revelou que serão implementados mais cursos de medicina no Estado. Eles estarão articulados com os hospitais regionais. Além do Hospital Regional do Maciço do Baturité, existem o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, e o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte.
Na ocasião, o governador anunciou a criação do curso de medicina em Russas, que terá articulação com o Hospital do Vale do Jaguaribe. Elmano também lembrou que a capital cearense contará com o Hospital Universitário do Ceará (Huce), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que está sendo finalizado.
“Para mim, é um orgulho termos uma faculdade de medicina em Baturité, que vai estar articulada com o projeto do hospital polo regional do Maciço de Baturité. Esse é um projeto para todas as regiões. Onde nós colocarmos hospitais polos regionais, teremos faculdades de medicina, tanto que vamos abrir uma faculdade de medicina em Russas para o hospital do Vale do Jaguaribe, como abrimos a faculdade de medicina em Quixeramobim, como temos faculdade de medicina no Cariri [em Juazeiro do Norte], na região Norte, em Sobral, como vamos abrir o hospital da Uece [em Fortaleza]. É uma compreensão que temos, de ter hospitais secundários de alta complexidade e, ao mesmo tempo, uma faculdade de medicina ao lado”, finalizou.