Diniz ressaltou que o Parlamento deve ser um local de debate de ideias e projeto.
Durante a sessão da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) da ultima terça-feira, 16, o deputado De Assis Diniz (PT) usou a tribuna para criticar o uso “desrespeitoso” da imagem dos parlamentares da Casa. O político, que lidera o bloco PT / PCdoB / PSDB / Cidadania / PSD no Legislativo, afirmou que não há garantias para que os políticos passem dos limites da relação de respeito.
“Encontrei um colega deputado e disse para ele que o uso de imagem de um colega não pode ser desrespeitoso”, contou o petista durante o discurso, sem citar nomes. “Nós estamos aqui para parlar, debater, discutir. Nós estamos aqui para formular”, acrescentou.
Na avaliação do político, a população cearense acompanha as atividades do Legislativo e espera uma postura de debate de ideias. “Nós não temos o direito de passar o limite da relação de respeito. No momento que alguém usa desrespeitosamente sua imagem ou sua fala, dá o direito de abrir o uso de qualquer ordem, de qualquer natureza”, alertou.
Na Alece, o deputado petista afirmou que faz “o debate de ideias” e “enfrentando as questões temáticas”. “Ao colega que fez uso inadequado e disse que pode usar, então eu vou usar dessa prerrogativa para usar mesmo”, ameaçou, mas uma vez sem citar nomes.
“Lá no meu Interior tem um ditado: onde passa um boi, passa uma boiada”, acrescentou De Assis e seguiu: “Alcione, na sua canção, dizia que bala trocada, no caso de amor, não dói. Mas na política, se você souber usar, dói e dói muito. Principalmente quem tem fragilidade, principalmente quem tem um rastro de pólvora atrás”, finalizou.
O pronunciamento de De Assis Diniz ocorre dias após o deputado Antônio Henrique (PDT) divulgar no Instagram uma postagem em que rebate algumas críticas do petista à gestão do prefeito José Sarto (PDT). Na publicação, Henrique coloca um vídeo de De Assis em “preto e branco” e com a frase “a fake news” em cima da filmagem De assis também enalteceu a 71ª edição da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, a ExpoCrato 2024.
A feira, que é considerada o maior evento agropecuário do Norte/Nordeste, terá sete dias de duração no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no município do Crato. A expectativa é que o evento, que segue até o próximo domingo (21/07), gere mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.
Segundo De Assis Diniz, a ExpoCrato 2024 vai contar com aproximadamente 300 expositores. O parlamentar ressaltou que, este ano, a feira conta “com um nível técnico extraordinário”. “Nós vamos ter mais de 20 mil pessoas circulando nos estandes com trocas de informações. Nós vamos ter ainda a capacidade plena de movimentar aproximadamente 100 milhões de reais durante o evento. O volume financeiro vai impactar a economia do Estado”, celebrou.
O deputado salientou que o evento também vai impactar na rede hoteleira, com 100% da taxa de ocupação nos hotéis e restaurantes na região. Segundo ele, a festividade “é como o Natal”, que conta a participação de famílias que visitam o evento. “A fila de espera para almoçar em um restaurante é grande. São muitas pessoas que passam pelo evento. A ExpoCrato é o ponto de encontro das pessoas, das relações familiares. É uma festa que tem a expectativa de receber 600 mil pessoas, um número que expressa o tamanho do impacto econômico”, analisa.
De Assis Diniz assinalou ainda que a ExpoCrato 2024 é uma oportunidade de fortalecer os empreendimentos e as cadeias produtivas no Estado.
O parlamentar agradeceu aos seus pares a aprovação do projeto de lei nº 612/23, que instituiu a Política Estadual de Incentivo à Agroindústria do Estado do Ceará que tem como objetivo estimular a criação de novos empreendimentos agroindustriais, a regularização de agroindústrias informais e a competitividade agroindustrial.