A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, discute nesta quarta-feira (21/08), a partir das 14h, em audiência pública a situação da APA da Serra da Aratanha. O debate, que acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, atende solicitação do deputado Renato Roseno (Psol).
O parlamentar argumenta que o povo indígena Pitaguary relatou diversos impactos no local por causa da degradação humana, como a caça, o tráfico e a desordenada ocupação local. No início de 2024, conforme o deputado, a Secretaria de Meio Ambiente relatou a existência de incêndio. “As biodiversidades que existem na serra devem ser protegidas e os esforços de preservação mais intensos. No local, há espécies consideradas raras, caso da Araponga do Nordeste (Procnias averano) e o udu-de-coroa-azul (Momotus nmomota)”, assinalou.
Renato Roseno salientou que as chuvas no local favorecem a manutenção dos sistemas de águas ao longo do ano, possuindo ecossistemas que são refúgios para a biodiversidade. “A serra tem altos níveis de endemismo e diversidade. As espécies endêmicas são aquelas nativas que possuem restrita região de distribuição geográfica e apresentam características particulares para a conservação”, pontuou.