WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

ALECE

Audiência pública apresenta dados sobre o trabalho de cuidado no bairro São João do Tauape

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza audiência pública nessa segunda-feira (30/06), a partir das 14h, para a apresentação dos resultados preliminares da pesquisa “O trabalho de cuidado nas comunidades de Fortaleza, o retrato do São João do Tauape”. O evento atende a requerimento do deputado Guilherme Sampaio (PT) e acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

Segundo o parlamentar, o trabalho de cuidado – seja de crianças, idosos, pessoas com deficiência ou doentes crônicos – é fundamental para a sustentação da vida e do bem-estar social. Ele pondera, porém, que essa atividade é majoritariamente exercida por mulheres pobres e periféricas, de forma não remunerada e enfrentando uma série de desafios.

“Diante desse cenário, foi desenvolvida a referida pesquisa, em parceria entre a Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Programa Cientista Chefe, e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), analisando a realidade daquelas que exercem o trabalho de cuidados dos moradores do bairro São João do Tauape, em Fortaleza”, aponta Guilherme Sampaio.

De acordo com ele, a pesquisa em questão revela dados alarmantes sobre as condições do trabalho de cuidado não remunerado em comunidades de alta vulnerabilidade socioeconômica de Fortaleza, em especial com relação ao perfil das cuidadoras, que representam, em sua maioria, mulheres negras, com baixa escolaridade, renda inferior a um salário mínimo, dependentes de benefícios sociais e sem acesso a formação específica.

“Os dados apurados acerca dos impactos na saúde dessas trabalhadoras também merecem atenção, tendo sido constatada uma sobrecarga de trabalho, adoecimento físico e mental, com destaque para estresse, ansiedade e dores crônicas, principalmente pela ausência de suporte institucional, capacitação ou remuneração justa, perpetuando ciclos de pobreza e exclusão”, avalia o deputado.

O parlamentar complementa que a audiência tem o intuito “de não só apresentar, mas analisar os dados, possibilitando a construção de políticas públicas eficazes no Ceará”.

SERVIÇO:

Audiência pública para a apresentação dos resultados preliminares da pesquisa “O trabalho de cuidado nas comunidades de Fortaleza: O retrato do São João do Tauape”

Data: Segunda-feira, 30 de junho de 2025

Horário: 14 horas

Local: Complexo de Comissões Técnicas

Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2.807 – Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Compartilhe