WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

Legislativo

Atuação do biólogo na sociedade é reconhecida em solenidade na Alece

Atuação do biólogo na sociedade é reconhecida em solenidade na Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta sexta-feira (06/09), no Auditório Murilo Aguiar, sessão solene para homenagear o Dia do Biólogo, comemorado anualmente em 3 de setembro. A celebração atendeu à solicitação do deputado Renato Roseno (Psol) e foi subscrita pelas parlamentares Gabriella Aguiar (PSD) e Larissa Gaspar (PT). 

Em 2024, a categoria comemora, também, 45 anos de regulamentação da atividade no Brasil. No Ceará os biólogos atuam em quatro importantes áreas: meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção industrial, e educação. 

O deputado Renato Roseno reconheceu aqueles “que lutam para produzir conhecimento, produzir saber científico, para educar as novas gerações para que a ciência seja ouvida”. O parlamentar ressaltou a importância dos profissionais terem cada vez mais poder de fala, para que assim as pessoas possam não só alterar o padrão de vida atual e recuperar áreas degradadas, “mas fazer para todos nós, para as atuais e futuras gerações, uma sociedade que seja o conjunto de alternativas sustentáveis”, pontuou. 

Roseno acrescentou, ainda, a necessidade de valorizar o profissional para além de uma “valorização retórica, mas por uma valorização material e profissional”. E acrescentou que apenas desta forma haverão outras pessoas que terão o desejo de ser biólogos ou biólogas. “Nós queremos que esses profissionais sejam bem remunerados e valorizados por isso”, finalizou.

Durante a solenidade, foram homenageados com certificados Ana Carolina Leite Cordeiro; Alice Frota Feitosa; Cristina Paiva da Silveira Carvalho; Cláudia Mendonça Bezerra; Daniel Cassiano Lima; Diva Correia; Enio Tarso Paiva Sombra; Francisca Soares de Araújo; o vereador Gabriel Lima de Aguiar (Psol); José Roberto Feitosa Silva; o cientista-chefe em Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará, Luís Ernesto; Luciano Pamplona Goes Cavalcanti; Marcelo de Oliveira Soares; Marcelo Freire Moro; Maria Iracema Bezerra Loiola; Patrícia de Menezes Gondim; Raimunda Sâmia Nogueira Brilhante; Sandra Maria Dias Moraes; Samuel Victor da Silva Portela; Terezinha Ferreira Magalhães; Valberto Barbosa Porto e Weber Andrade de Girão e Silva.

Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Luciano Pamplona.

Falando em nome dos homenageados, o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Luciano Pamplona, ressaltou a honra em representar a categoria e destacou que embora reconhecendo as dificuldades que rondam a profissão atualmente, era momento para celebrar.

“É um momento de reconhecer os 45 anos da existência da nossa profissão, é um momento de ser reconhecido nesse ambiente político da Assembleia Legislativa, que é um ambiente extremamente importante para que uma categoria profissional seja homenageada”, disse.

O presidente do Conselho Regional de Biologia (CRBio) da 5ª Região, Mário Luiz Farias Cavalcanti, também parabenizou os biólogos homenageados na Alece. Disse que o “CRBio está sempre de portas abertas para atender aos biólogos e às biólogas, e à sociedade, sempre que estiver dentro da nossa atribuição”. 

Falando em nome do Governo do Estado do Ceará, o biólogo Robson da Costa Cavalcante, do Laboratório de Vetores, Reservatórios e Animais Peçonhentos Dr. Thomaz Aragão, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), lamentou a baixa quantidade de profissionais presentes na área da entomologia e fez um apelo. “Entomologia é uma área que está quase extinta, não em nível de estado, mas em nível de Brasil, por falta de profissional biólogo nesta área. Uma área altamente importante que estuda a ecologia e biologia dos vetores, que estão espalhados em todos os locais. Então fica aqui, na verdade, o meu apelo: biólogos que estão em entomologia médica, estudem a ecologia e biologia de vetores”. 

Por fim, o vereador e biólogo Gabriel Lima de Aguiar (Psol), reiterou a importância do profissional ser ouvido. “Estamos em um colapso climático civilizatório. A gente precisa tanto de profissionais que consigam enxergar caminhos para mitigar esses efeitos, para a gente conseguir construir sociedades que consigam reduzir esses impactos, quanto também caminhos e saídas para essa armadilha civilizatória. E para a gente pensar nessas saídas, o profissional biólogo precisa ser ouvido”, enfatizou.

Além do deputado Renato Roseno e os que foram mencionados anteriormente, compuseram a mesa da sessão solene o vice-presidente do Conselho Fiscal de Biologia (CFBio), José Roberto Feitosa Silva; o coordenador do Curso de Ciências Biológicas da UFC, Raphael Alves Feitosa; e a representante do Curso de Ciências Biológicas da Uece, Lydia Pantoja.

Compartilhe