A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza sessão solene, na terça-feira (09/07), a partir das 17h, em alusão aos 30 anos do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS). O evento atende a requerimento do deputado Renato Roseno (Psol), com subscrição do deputado De Assis Diniz (PT), e acontece no auditório João Frederico Ferrera Gomes, anexo II da Alece.
O CDVHS surgiu em 1994, constituindo-se juridicamente enquanto associação privada, a partir da mobilização das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Área Pastoral do Grande Bom Jardim.
Desse modo, seu processo de criação derivou de diversas lutas comunitárias para a superação de graves problemas sociais que afligiam as crianças, adolescentes, homens e mulheres habitantes daquela região, com o apoio de entidades como Cáritas, Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, dos Missionários Combonianos do Nordeste, da União das Comunidades e da Área Pastoral do Bom Jardim.
Para Renato Roseno, a organização apresenta como missão a defesa da vida e a promoção dos direitos humanos, fomentando mecanismos de cooperação e solidariedade, o empoderamento das organizações populares, além da formação e a observação crítica da realidade. “Entre seus princípios político-pedagógicos, encontra-se a valorização da memória social, da vida e da história de resistência do povo pobre, incentivada ao longo de três décadas de atuação”, enfatiza o parlamentar.
Ainda segundo o deputado, a entidade apresenta, historicamente, relevante papel na disseminação do conhecimento, coletando e produzindo informações aptas a subsidiar políticas públicas estratégicas, a partir do monitoramento da atuação do poder público em áreas como segurança pública, moradia, educação e meio ambiente.
“A organização apresenta uma trajetória de compromisso com a efetivação dos direitos humanos, refletindo um esforço para o fortalecimento da participação popular e cidadã na formulação e no controle social de políticas públicas, com atuação direta em territórios da periferia de Fortaleza”, assinala Renato Roseno.