WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

ALECE

Parlamento Jovem elege dois estudantes de Maracanaú durante Seminário das Escolas Legislativas

O município de Maracanaú recebeu, nesta segunda-feira (01/12), mais uma edição do Seminário Regional das Escolas Legislativas, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Durante a tarde de hoje, mais dois estudantes de 2º ano do ensino médio da  Escola Estadual de Educação Profissional Maria Carmem Vieira Moreira foram eleitos, desta vez, para representar a Região Metropolitana de Fortaleza no Parlamento Jovem, atividade que deve acontecer na próxima quinta-feira (04/12), na Alece. 

Voltado a deputados, prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, assessores, servidores públicos, educadores e representantes da sociedade civil da Grande Fortaleza, o Seminário Regional das Escolas Legislativas tem como propósito fortalecer as Escolas Legislativas Municipais como espaços de cidadania, qualificação profissional e desenvolvimento regional.

O deputado Simão Pedro (PSD) esteve presente durante a eleição do Parlamento Jovem e frisou a importância de incentivar a participação dos jovens na política. De acordo com ele, também cabe ao Parlamento oferecer esse estímulo, pois “a política é a única forma de transformar a vida da sociedade para melhor”. 

O parlamentar também informou que a Alece conseguiu estabelecer convênios com 150 municípios cearenses por meio da Unipace. “Estamos levando desenvolvimento, levando cultura, levando capacitação, qualificação para todos esses municípios, fornecendo mecanismos e criando condições para que possam implantar suas escolas legislativas e melhorar cada vez mais os serviços oferecidos”, disse. 

Ele também reforçou que o objetivo é levar as ações e qualificações promovidas pelas escolas legislativas aos 184 municípios.

Também presente no evento, o presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Raphael Pessoa (MDB), elogiou a iniciativa da Alece e afirmou a necessidade de promover essa “reflexão cidadã” junto aos jovens. “É um exercício muito bacana, o incentivo a esse diálogo com os jovens, para saber o que eles pensam, como percebem a política e instigar o sentimento de cidadania em cada um”, disse.

Os 86 estudantes do 2º ano da EEEP Maria Carmem Vieira Moreira elegeram Lara Kauany Alves e Luís Erick do Nascimento para representá-los no Parlamento Jovem. Veridiana Rodrigues da Silva e Artur Silva Nascimento foram eleitos como suplentes e também vão participar da atividade final do projeto, que acontece em 11 de dezembro na Alece.

Kauany Alves comemorou a oportunidade de representar seus colegas. “Entendo a importância de nos manifestarmos em direção às nossas conquistas e espero que essa experiência dê frutos, especialmente para nossa escola, que carece de muitas melhorias”, disse. 

Já Luís Erick, membro do grêmio estudantil e líder de sala, também frisou a importância da representatividade estudantil. “Estamos prestes a votar pela primeira vez, então, essa experiência é uma espécie de preparação e um primeiro contato com esse dispositivo democrático, que é o voto”, disse. Entre seus “compromissos” como representante, informou que busca melhorias para a segurança de seu município, como melhor iluminação nas ruas e arborização. 

Além do Parlamento Jovem, Maracanaú recebeu, na tarde de hoje, a oficina “Cuidando de quem cuida”, ministrada pela orientadora da Célula de Saúde Mental do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Casa, Samya Régia. A programação do Seminário Regional das Escolas Legislativas continua nesta terça-feira (02/12), a partir das 8h, no Centro Cultural Dorian Sampaio, com a cerimônia de encerramento do evento e a palestra “Fundamentos da Assessoria Parlamentar”, que acontece a partir das 14h.

SOBRE OS SEMINÁRIOS REGIONAIS 

O evento faz parte do ciclo de seminários regionais, que tem como foco a qualificação de agentes públicos e o fortalecimento institucional das câmaras e escolas legislativas municipais. Ele é voltado para prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, assessores, gestores, servidores públicos, educadores, profissionais da saúde e membros da sociedade civil.

A primeira edição ocorreu em agosto deste ano, na região do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte; as duas seguintes foram realizadas em setembro, sendo uma no Centro-Sul, em Icó, e outra no Litoral Norte, em Granja. Já a quarta edição ocorreu na Região do Cariri, em Juazeiro do Norte, no início de outubro.

Compartilhe