O coordenador do programa estadual de mosca-das-frutas e auditor-fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Fabrício Lima, e os agentes fiscais da Agência, Carlos Sérgio e Assis Maia, acompanharam nesta segunda-feira (18) o início do plantio de cucurbitáceas da Itaueira Agropecuária. Localizada no distrito de Aruaru, em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, a empresa, que exporta melão e melancia, prevê o cultivo de 1.200 hectares nesta safra, gerando cerca de 1.600 empregos diretos na região.
A Adagri é responsável por supervisionar todo o processo da Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) da empresa. Esse certificado é um requisito fundamental para que os frutos atendam às normas internacionais e possam ser exportados a diversos países compradores. Por meio desse trabalho de inspeção e auditoria a Adagri assegura que a cadeia produtiva siga padrões de qualidade e sanidade exigidos pelo mercado externo.
“A chegada desse investimento reforça a importância da empresa como vetor de desenvolvimento econômico e social para Morada Nova e região, impulsionando tanto a geração de renda quanto a inserção do Ceará no cenário internacional de exportações de frutas. Ao mesmo tempo, evidencia o papel estratégico da Adagri, que garante credibilidade e competitividade aos produtos cearenses frente ao mercado global”, explica o coordenador Fabrício Lima.