Cooperativas cearenses apoiadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) por meio do Projeto São José desembarcam nesta segunda-feira (4), em Havana, para participar da 40ª edição da Feira Internacional de Havana (Fihav 2024), e do VII Fórum de Investimentos. Líder da missão cearense, o secretário do Desenvolvimento Agrário Moisés Braz destacou a tradição e a força da Fihav, que chega às quatro décadas de existência.
“É uma honra poder estar em Cuba e promover a Agricultura Familiar em um evento desta envergadura e com todo o significado de resistência que ele incorpora. Aqui estão pessoas de mais de sessenta países do mundo que vem a negócios. Portanto, é uma grande oportunidade para os produtores cearenses”, disse o secretário, que pontuou a agenda institucional da missão. “Vamos estar em contato e estreitar laços com o governo, empresas e produtores cubanos para discutir possibilidades de cooperação, intercâmbio de experiências e aprender com a capacidade cooperativa e de produção sustentável dos cubanos”, acrescentou, durante a abertura oficial do evento, feita pelo presidente Miguel Díaz-Canel e por autoridades do governo cubano.
Para Cuba, os produtores cearenses trouxeram principalmente castanha de caju, mel de abelha, paçoquinha de castanha e cajuína. Compõem ainda o portfólio produtos da Raízes do Campo, marca parceira da Terra Conquistada, que apresenta itens como arroz orgânico, açúcar mascavo, sucos integrais, chocolates e café agroecológico de outras regiões do Brasil.
Missão cearense em Cuba
A presença cearense na Fihav se deu a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que organiza o pavilhão Brasil no evento. Integram a comitiva cearense os secretários executivos Marcos Jacinto (Desenvolvimento Agrário), Irineuda Lopes (Fomento Produtivo e Agroecologia), o diretor financeiro da Ematerce José Maia. Depois da Expocomer no Panamá, e da Terra Madre, na Itália, a Agricultura Familiar cearense chega ao terceiro evento internacional em 2024.
Também, estão presentes em Havana o coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, técnicos da secretaria, representantes da Terra Conquistada, marca de produtos da reforma agrária, e da Central de Cooperativas Copacaju. Juntas, as duas marcas reúnem nove cooperativas que representam cerca de 1,9 mil produtores do estado.
40ª edição da Feira Internacional de Havana
Uma das maiores feiras multissetoriais da América Central, a Fihav conta com a presença de mais de 700 expositores de 63 países, em uma área de quase 20 mil metros quadrados do recinto ferial Expocuba. Durante toda a semana, além de promover os produtos da Agricultura Familiar no evento, a missão cearense terá agendas bilaterais com órgãos do governo da ilha, visitas de campo e reuniões com instituições e empresas cubanas.