Projeto São José

Banco Mundial faz avaliação positiva do Projeto São José IV

Na manhã desta quinta-feira (10), o gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) sediou o encerramento da Missão de Supervisão do Banco Mundial ao Projeto São José (PSJ). O encontro, realizado de forma híbrida, contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, do secretário executivo, Marcos Jacinto, e da equipe técnica do Banco Mundial, além do coordenador executivo do Projeto São José (PSJ), Lafaete Almeida, e técnicos da Unidade de Gestão do Projeto (UGP). O objetivo foi apresentar os pontos avaliados durante a missão e discutir os acordos firmados para garantir o alcance dos resultados esperados do PSJ.

O secretário Moisés Braz ressaltou a importância do olhar atento do governador Elmano de Freitas para a agricultura familiar, destacando o compromisso de investir em políticas públicas de qualidade. “O governador Elmano de Freitas acredita firmemente que melhorar a vida da população rural é não só possível, mas uma necessidade urgente. Para isso, o poder público precisa estar mais próximo, presente em iniciativas como o Projeto São José, que fazem a diferença no campo. O compromisso com ações que promovem o acesso à água, fortalecem a produção e oferecem suporte social é essencial. Quero reconhecer e parabenizar nossa equipe pelo empenho e dedicação em fazer o projeto acontecer e impactar positivamente a vida da mulher e do homem do campo”, afirmou o secretário.

A comitiva do Banco Mundial foi liderada por Marie Paviot, gerente de projeto da instituição. A equipe do Banco Mundial apresentou os principais avanços observados nas visitas de campo e nas reuniões bilaterais realizadas durante a missão, além de apontar os desafios que ainda precisam ser enfrentados. Paviot destacou os esforços das equipes para avançar nas atividades desde a última missão e reforçou a necessidade de manter o PSJ como um projeto estratégico para que os progressos continuem.

Durante a reunião, o Banco Mundial elogiou os esforços do governo estadual e da equipe técnica do PSJ, ressaltando o sucesso da Missão de Supervisão, que ocorreu entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. A instituição reconheceu o trabalho acelerado da equipe do PSJ para alcançar os resultados, parabenizando o governo pelo avanço na infraestrutura e na sustentabilidade das comunidades atendidas.

Lafaete Almeida, coordenador executivo do PSJ, destacou a importância de prorrogar o prazo do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial para garantir a plena implementação dos planos de negócios com foco na sustentabilidade. “Precisamos de mais tempo para cumprir as metas e objetivos que planejamos. Vamos continuar acelerando e nesse momento, o que buscamos com o Banco é, além de validar tudo o que já foi feito e reconhecer os avanços até aqui, garantir essa prorrogação necessária para que possamos, com o novo prazo, concluir todas as metas que assumimos no acordo de empréstimo”, destacou Almeida.

A missão foi concluída com a formalização de novos acordos e encaminhamentos que serão avaliados na próxima missão do Banco Mundial.

Compartilhe