WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

ECONOMÍA

Tauá receberá cooperativas cearenses de agricultura familiar para apresentar case de sucesso local

No município, como afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e liderança política local, Domingos Filho, 97% da alimentação escolar municipal vem da agricultura familiar

O município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, receberá, nesta sexta-feira (27), às 9h, cooperativas cearenses voltadas à agricultura familiar. Na ocasião, será apresentado o case de sucesso das cooperativas locais, que, com suas produções, compõem 97% do cardápio escolar da rede municipal.

 O Encontro Estadual das Cooperativas de Produção da Agricultura Familiar será realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta secretariada pelo político.

O evento ocorre no auditório do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Como explicou Domingos, o cardápio na rede escolar municipal é regionalizado. “Se fizer um cardápio que esteja fora do hábito alimentar das crianças, é evidente que, quando chegarem em casa, sentem a diferença”, disse.

“Qual a razão de estar na capital cearense do carneiro e estar comendo carne de jabá do Rio Grande do Sul? Qual o sentido de estar na terra do queijo coalho e estar tendo outro tipo que não seja o produzido lá?”, questionou, citando exemplos.

O titular da SDE completou que o cardápio regionalizado gera uma revolução nas cooperativas, que ganham com uma “venda garantida” para a gestão municipal. Em Tauá, a prefeita Patrícia Aguiar (PSD), esposa de Domingos, está em seu quinto mandato. Nas eleições de 2024, foi escolhida pela população por 70,03% dos votos válidos. A Prefeitura, aliás, foi reconhecida com o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, no ano passado.

De acordo com o líder político, a iniciativa ganhou interesse, inclusive, do Governo do Estado. A primeira-dama Lia de Freitas, coordenadora do programa Ceará Sem Fome, visitou o município para implementar uma política semelhante na ação de combate à fome e à insegurança alimentar. No encontro, também será discutida uma proposta de como a experiência local poderá ser replicada e adaptada para fortalecer o programa estadual.

Compartilhe