WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

ALECE

Simão Pedro comemora aprovação de projetos de valorização cultural do Ceará

O deputado Simão Pedro (PSD) comemorou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (05/11), projetos legislativos e ações do seu mandato de relevância e engrandecimento cultural para o Ceará.

O parlamentar destacou quatro projetos de lei deliberados pela Casa que, além da valorização da cultura local, buscam ainda impactar o desenvolvimento e o bem-estar da população cearense. A proposta 89/25 reconhece a quadrilha junina como festa popular e manifestação cultural de relevante importância para o Ceará.

Já o 1090/23 institui a Rota Turística da Tilápia no Estado, com o objetivo de enaltecer e fomentar o turismo gastronômico pautado na culinária e na produção da tilápia. “É fundamental preservar e valorizar a identidade nordestina, além de potencializar o turismo regional”, assinalou.

Simão Pedro também apresentou o projeto 192/25, que cria o Dia da Mulher Agricultora, a ser comemorado anualmente em 15 de outubro. O parlamentar apontou a relevância da mulher rural para a agricultura, a segurança alimentar e a gestão sustentável dos recursos naturais. “São essas mulheres que representam uma parcela significativa da força de trabalho agrícola e contribuem de maneira decisiva para o desenvolvimento econômico e social das comunidades”, afirmou.

A proposta 393/25, também citada pelo deputado, institui o Dia Estadual do Mestre e da Mestra da Cultura Tradicional Popular, celebrado anualmente em 22 de agosto. “Todas as proposições foram apreciadas pela Casa e representam o compromisso com a valorização das nossas tradições e da cultura popular”, enfatizou.

Durante o pronunciamento, Simão Pedro, que preside a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) da Alece, destacou diversas ações e cursos promovidos pela instituição, entre eles o Seminário Regional das Escolas Legislativas do Estado, voltado para prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, assessores, profissionais de saúde, gestores públicos e demais membros da sociedade civil.

“A Unipace é uma parceira estratégica dos serviços públicos cearenses, contribuindo para a formação e o aprimoramento dos agentes públicos em todo o Estado. São diversos cursos e formações ofertados que buscam valorizar os cidadãos e a sociedade cearense”, disse.

Compartilhe