WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

COLETA SELETIVA

SDA, Ematerce, Sema e Associação Viva a Vida celebram parceria para Coleta Seletiva Solidária

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) foi o 32º órgão do Ceará a assinar o termo de compromisso para Coleta Seletiva Solidária, nesta quinta-feira (10), junto à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e a Associação Viva a Vida. O ato foi presidido pelos secretários Moisés Braz e Vilma Freire.

Para Moisés Braz, o ato representa a integração de políticas públicas do Governo do Ceará. “Nós estamos vivenciando um momento histórico para nossa secretaria e a Ematerce, vinculada ao nosso sistema agrário. O acordo assinado dialoga com a política de valorização à vida e respeito ao meio ambiente. Estamos felizes em contribuir com a Coleta Seletiva Solidária, instituída pelo Decreto Estadual 32.981, de 21 de fevereiro de 2019. Quero parabenizar todos presentes neste ato”, destacou o titular da SDA.

Com o termo, SDA e Ematerce assumem a responsabilidade de encaminhar corretamente os resíduos recicláveis não perigosos gerados em suas unidades, como papel, papelão, garrafas plásticas, copos descartáveis e metais, através da estruturação de um sistema de coleta seletiva voltado à reciclagem. A adesão ao projeto reforça uma das diretrizes estratégicas da SDA e vinculadas, no que se refere à promoção da sustentabilidade e boas práticas ambientais.

Presidente da Associação Viva a Vida, Laudirene Teixeira reconheceu a importância da parceria para os trabalhadores e trabalhadoras de recicláveis. “Estamos muito contentes com a parceria, apoio e valorização do nosso trabalho. É uma alegria participar desse dia. Nós, mulheres da Viva a Vida, agradecemos”, frisou.

frisou.

Ceará mais verde e sustentável

A secretária da Sema, Vilma Freire, celebrou a parceria entre as entidades. “Hoje é um dia muito importante para a Sema, SDA, Ematerce e Associação Viva a Vida. É mais que uma coleta, é uma ação socioambiental que vai influenciar os servidores e colaboradores a participarem da inclusão social e desenvolvimento socioambiental do Ceará. Que sejamos atores e transformadores dessa importante ação da agenda sustentável do Ceará. Por um Ceará mais verde e sustentável”, ressaltou.

Representando o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, o chefe de gabinete Bartolomeu Cavalcante reafirmou o empenho dos órgãos com a Coleta Seletiva Solidária. “O ato mostra a importância que o nosso governo e o compromisso da nossa equipe do desenvolvimento agrário com a coleta e destinação de resíduos recicláveis. O acordo assinado é muito representativo em um momento que o nosso planeta passa por uma crise climática e busca estruturar uma vida mais sustentável”, finalizou.

O ato contou com as presenças da secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, da secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes, do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SDA, Taumaturgo Júnior, de técnicos e colaboradores da Sema, Ematerce e da Associação Viva a Vida.

Coleta Seletiva Solidária

Visa a criação de processos que contribuam para o correto descarte de resíduos sólidos, bem como contribuir para a implantação da coleta seletiva nos diversos órgãos da administração estadual, além de promover a inclusão social e renda para os catadores de materiais recicláveis, associados e ou cooperados.

Compartilhe