WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

ALECE

SDA e Banco Mundial acompanham obras e resultados que fortalecem a agricultura familiar no Ceará

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio do Projeto São José, em parceria com o Banco Mundial, realizou uma visita técnica, a dois municípios do Vale do Jaguaribe, para acompanhar obras e investimentos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar e à melhoria da qualidade de vida no meio rural cearense.

A programação teve início no município de Russas, onde a comitiva visitou uma família beneficiária do módulo sanitário adaptado para pessoa com deficiência (PCD). A iniciativa faz parte das ações de saneamento básico do Projeto São José, que visam garantir mais conforto, acessibilidade e saúde para as famílias do campo.

O secretário da SDA, Moisés Braz destacou a parceria entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial: “Temos levado mais dignidade e cidadania para os cearenses. Com esse conjunto de parceiros, podemos melhorar cada vez mais a vida das famílias rurais, seja através do acesso à água ou do incentivo à produção. Seguimos firmes no compromisso de fortalecer políticas públicas como o Projeto São José“, afirmou.

Ainda em Russas, a missão acompanhou as obras do sistema de abastecimento de água das comunidades Bento Pereira e Pau Branco, que beneficiará 601 famílias, garantindo acesso à água potável e melhores condições para a produção agrícola. Além disso, estão sendo implantados 181 módulos sanitários nas mesmas localidades, ampliando o alcance das ações de saneamento e contribuindo para o bem-estar das comunidades atendidas.

Segundo Lafaete Almeida, coordenador do Projeto São José, o sistema representa um importante avanço para a região. “A segurança hídrica é fundamental para a sustentabilidade das famílias rurais. Com água de qualidade, é possível produzir, gerar renda e permanecer no campo com mais estabilidade”, destacou.

Em Morada Nova, a equipe visitou a Sociedade dos Agricultores do Meio Ambiente (Sama), associação que reúne 44 produtores certificados em sistemas de produção orgânica reconhecidos no Brasil, Estados Unidos, Canadá e União Europeia. A organização cultiva 93 hectares com culturas como acerola, pitaya, tamarindo, caju e açaí, fortalecendo o acesso a mercados e a comercialização de produtos com valor agregado.

Compartilhe