Legislativo

Resultados do 2º turno modificam composição da Alece a partir de 2025

A confirmação do resultado do segundo turno das eleições de 2024, realizadas no domingo (27/10), promove alterações na composição da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) a partir de janeiro de 2025.

O deputado Evandro Leitão (PT), atual presidente da Alece, foi eleito prefeito de Fortaleza, e a deputada Gabriella Aguiar (PSD) foi eleita vice-prefeita da capital cearense. 

Por força de lei, os dois parlamentares vitoriosos no pleito para o Poder Executivo de Fortaleza devem renunciar aos mandatos na Alece até o dia 31 de dezembro de 2024, para que possam assumir os mandatos executivos no dia 1º de janeiro de 2025. Com isso, suas vagas serão ocupadas por suplentes dos partidos que os elegeram em 2022. 

No caso de Evandro Leitão, após sua renúncia, a vaga deverá ser ocupada por Bruno Pedrosa (PDT). Embora integre atualmente a bancada do PT, Evandro Leitão foi eleito para o seu terceiro mandato na Alece em 2022 pelo PDT.

Já a deputada Gabriella Aguiar, atualmente licenciada, também deverá renunciar ao mandato parlamentar, para assumir a Vice-Prefeitura. Em seu lugar, já se encontra em exercício o deputado Apollo Vicz (PSD), segundo suplente do partido, que foi empossado no dia 22 de outubro na Assembleia Legislativa. Ele foi também eleito vereador em Fortaleza para a Legislatura 2025/2028. 

DEPUTADOS ELEITOS NA HISTÓRIA

Evandro Leitão é o terceiro presidente da Casa que conquista a eleição ainda durante o mandato como deputado, seguindo trajetória semelhante à dos prefeitos anteriores: Roberto Cláudio (PDT), que venceu as eleições de 2012 e de 2016, e José Sarto (PDT), vitorioso em 2020.

Desde o início da redemocratização do País, quando foram restabelecidas as eleições municipais em capitais do País, em 1985, cinco deputados estaduais no exercício dos mandatos conquistaram a cadeira de prefeito ou prefeita de Fortaleza. Os vitoriosos foram Maria Luíza Fontenele, em 1985; Ciro Gomes, em 1988; Luizianne Lins, em 2004 e 2008; Roberto Cláudio, em 2012 e 2016, e José Sarto, em 2020. 

TRAJETÓRIA DE EVANDRO LEITÃO

O atual presidente da Alece  está no terceiro mandato consecutivo de deputado estadual e foi reeleito presidente da Casa para o biênio 2023-2024. Natural de Fortaleza, no Ceará, é servidor público concursado, sendo auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz).

Evandro Leitão possui bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.

Além dos mandatos como parlamentar, foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará de 2011 a 2013, durante o segundo mandato do ex-governador e atual senador Cid Gomes (PSB). E, entre 2015 e 2018, foi líder na Alece do então governador Camilo Santana (PT), atual ministro da Educação e senador licenciado.

TRAJETÓRIA DE GABRIELLA AGUIAR

A vice-prefeita eleita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, disputou pela primeira vez um cargo eletivo em 2022, vindo de família com tradição política, sendo eleita deputada com 83.128 votos.

Médica geriatra, Gabriella Aguiar fez residência em Clínica Médica no Hospital Geral de Fortaleza e  em Geriatria no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, com experiência de um ano de fellowship no Serviço de Medicina Interna do Hospital Kremlin Bicétre, em Paris. 

Além disso, ela concluiu mestrado em Ciências Médico-Cirúrgicas na Universidade Federal do Ceará (UFC), é professora de Geriatria da Unichristus e atua como membro do corpo clínico dos hospitais Waldemar de Alcântara e HGF.

Compartilhe