O Governo do Ceará autorizou, nesta quinta-feira (5), a construção de 17 novas escolas em tempo integral, e 17 municípios. Além disso, também foi entregue cinco veículos para escolas do tipo Família Agrícola e anunciou a convocação de 13 novos professores concursados para reforçar a rede estadual de ensino.
Das 17 novas escolas, 14 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral; uma Escola Estadual de Educação Profissional; uma Escola do Campo e uma Escola Quilombola. Para a construção dessas escolas estão sendo investidos R$ 210,4 milhões. Com a assinatura da ordem de serviço desta quinta-feira (5), foram beneficiados os municípios de Aracati, Baturité, Crato, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Icó, Itatira, Juazeiro, Mombaça, Mulungu, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, Quixadá, São Gonçalo do Amarante e Tauá.
O governador Elmano de Freitas comentou sobre a importância da contrução das escolas e firmou compromisso com a educação no estado.
“Esta é a pauta mais importante para o desenvolvimento do nosso povo: a educação no estado. Estamos dando mais um passo para que tenhamos escola em tempo integral para toda a nossa juventude”, ressaltou o governador Elmano de Freitas. Com essas 17 escolas, já foram dadas ordens de serviço a 55 unidades escolares este ano, somando um investimento de mais de R$ 657 milhões.
“Nós ainda teremos muito orgulho de, lá na frente, olharmos para trás e dizer que ‘houve um tempo que sequer tinha escolas para o nosso povo, e agora todos têm acesso a escola em tempo integral no Ceará’. Tenho absoluta convicção que é um passo importantíssimo para mudar o futuro da nossa juventude, o futuro do nosso estado”, disse o governador.
Entregas de veículos para Escolas Famílias Agrícolas
Além da ordem de serviço para a construção das escolas em tempo integral, também foi entregue cinco novos veículos para Escolas Família Agrícola (EFAs). O veículo, estilo pick-up pequena com cabine dupla, servirá para apoio logístico ao desenvolvimento das atividades educacionais do “Tempo Comunidade” da EFA, que funciona em Pedagogia da Alternância, abrangendo desde o deslocamento de professores que acompanham as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos estudantes nesse período, como também a movimentação de insumos necessários a essas atividades.

Convocação de professores
Durante o evento, o governador Elmano de Freitas assinou a convocação de 13 professores concursados para a rede estadual de ensino, fechando assim um ciclo de 1.461 professores chamados desde janeiro de 2023. Esses professores eram os remanescentes do cadastro de reserva do último concurso realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), pois tinham pedido reclassificação anteriormente.