WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

Politica – Prefeitas e prefeitos cearenses participam da 6ª Conferência Estadual das Cidades

Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; presidente da Aprece, Joacy Júnior (centro), ouvem as explanações de gestores sobre as situações de seus municípios.

As conferências regionais fazem parte do calendário elaborado pelos governadores de Estado e União, por meio do Ministério das Cidades

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Alves dos Santos Júnior, participou na segunda-feira (17) da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Ceará, coordenada pela secretaria das Cidades (SCidades). O secretário Zezinho Albuquerque disse que os encontros serão realizados em todas as regiões do Estado. “As coisas acontecem nas cidades, nos municípios”, frisou, mostrando a importância de ouvir prefeitas, prefeitos e habitantes.

Anteriormente, o prazo para a realização dessas conferências era até o dia 31 deste mês, mas devido ao conflito de agenda do Ministério das Cidades, os gestores estaduais têm mais 45 dias para que todas as reuniões sejam realizadas.

Sobre as prioridades dos gestores municipais cearenses, Joacy Júnior disse que muitos continuam conhecendo melhor as situações das cidades, entretanto adiantou que não tem como listar apenas uma pauta como prioritária. O presidente da Aprece, destacou, no entanto, que na maioria dos municípios, os gestores e gestoras procuram resolver os problemas na área da saúde. “É um problema crônico e é preciso mais recursos para dar um atendimento satisfatório e de qualidade à população”, salientou.

Joacy Júnior citou ainda a questão do marco do saneamento básico, que determina que, até 2033, todas as cidades devem estar com 90% dos domicílios ligados às redes de esgoto e com água potável. “Estamos a anos-luz de chegar a essa meta”, disse.

O presidente da Aprece acrescentou que essa situação se agrava com os problemas relacionados à destinação dos resíduos sólidos e acredita que, ao fim da série de reuniões, seja encontrada uma solução para que os gestores municipais decretem o fim dos aterros sanitários, os populares lixões.

Ainda sobre as prioridades dos prefeitos e das prefeitas cearenses, Joacy Júnior citou que a segurança e a infraestrutura urbana são outras metas discutidas. Ele voltou a destacar a necessidade de governos municipais, estaduais e federal se unirem para que as soluções sejam encontradas e colocadas em prática.

Compartilhe