WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

Legislativo

Municípios inscritos no Selo Alece ESG passam para fase de avaliação

Os municípios que participaram da fase de autoavaliação para conseguir o Selo Alece ESG passam agora para a etapa de avaliação, por uma comissão formada pelo Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O selo será entregue às cidades que comprovarem ações de gestão pública alinhadas às boas práticas de responsabilidade socioambiental de governança. 

“Terminamos o prazo de autoavaliação, que é o coração da certificação, e começamos a fase de avaliação, no dia 9 de setembro. Vamos entender o grau de maturidade de cada município nos eixos Ambiental, Social e Governança. Dos 27 municípios que acessaram o questionário de autoavaliação, 22 concluíram. Esse vai ser o escopo do trabalho da Comissão de Avaliação”, afirmou Amanda Melo, articuladora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece. 

A etapa de avaliação vai até o dia 8 de novembro e terminará com a entrega de um relatório, por parte da comissão, com a avaliação de cada município. “Vamos discutir cada ponto levantado e fazer as nossas ponderações enquanto comissão, por meio do relatório”, explicou Amanda Melo. 

Em seguida, haverá um período de reconsideração, e o resultado final deve sair entre os dias 9 e 13 de dezembro. O evento de certificação acontece de 6 a 20 de dezembro. O selo, concedido bienalmente, tem apoio do Governo do Estado do Ceará e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

A iniciativa, lançada em junho deste ano, por meio da Resolução  n.º766, é realizada por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece e busca estimular o desenvolvimento sustentável dos municípios, visando à implantação de um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável, democrático e participativo no âmbito estadual. 

Proteger o meio ambiente, garantir a segurança alimentar, promover a saúde, o bem-estar, a educação de qualidade, o trabalho decente, o desenvolvimento econômico e a igualdade de gênero são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fundamentados na Agenda 2030, plano de ação global adotado pelos membros da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Por Márcia Feitosa

Compartilhe