O acordo assinado entre as partes indica o fornecimento de energia limpa e hidrogênio verde para projetos industriais no Ceará.
Foi assinado nesta terça-feira (14) memorando de entendimento entre o Governo do Ceará e a Eletrobras para viabilizar a produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O acordo foi assinado durante o World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition, o maior evento mundial sobre energias limpas, realizado em Roterdã,Hlanda.
O acordo assinado entre as partes indica o fornecimento de energia limpa e hidrogênio verde para projetos industriais no Ceará. “A medida é muito importante porque impulsionará a geração de emprego e renda para a nossa população, além de representar uma contribuição direta para a construção do mundo mais sustentável. É mais desenvolvimento e oportunidades de trabalho para os cearenses”, afirma o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), que assinou o documento.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, também participou da assinatura do acordo e atestou a importância da parceria com a Eletrobras. “A iniciativa visa não apenas atender à crescente demanda por energia limpa, mas também promover a implementação de tecnologias avançadas e inovadoras em futuros projetos industriais no estado. Dessa forma, o Ceará se posiciona como um polo estratégico na transição para uma economia sustentável”, diz Cavalcante.
- O estado do Ceará já tem 37 memorandos assinados para produção de energias renováveis. Os acordos preveem ainda o completo desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no Hub do Porto do Pecém. Exitem ainda seis pré-contratos do tipo.
Para a Eletrobras, o acordo é uma oportunidade para a companhia fincar os dois pés no mercado de energia limpa. “Como líderes em geração e transmissão de energia elétrica no País, devemos contribuir não apenas para o aprimoramento da matriz brasileira, mas do mundo, para que as fontes sejam cada vez mais limpas e renováveis. Ao firmar essa parceria, estamos alinhados com a estratégia de contribuir para a descarbonização da economia e a segurança energética”, ressalta o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro.
Agenda bilateral
Elmano aproveitou a viagem para se reunir com a Fortescue, que assina um dos seis pré-contratos existentes para produção de hidrogênio verde no Pecém. executivos da Gasunie, empresa holandesa de energia e infraestrutura, que teve presença do vice-ministro de Política Climática e Energia da Holanda, Michel Heijdra.