A Funceme aponta ainda que há condições de existência do fenômeno La Niña este ano, o que pode indicar aumento de chuvas no Ceará.
O prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para as chuvas de fevereiro, março e abril, no Ceará, aponta 45% de probabilidade de chuvas dentro do nível normal esperado para o período. Há, além disso, 35% de probabilidade para registros abaixo do usual e 20% de chances de chuvas acima do comumente registrado. As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (22).
A perspectiva é de que as precipitações se concentrem na região noroeste do Ceará. A Funceme aponta “um gradiente de precipitação de sudeste para noroeste do estado”, com “anomalias negativas na porção sudeste”.
La Niña
A Funceme aponta ainda que há condições de existência do fenômeno La Niña este ano. Esse fenômeno meteorológico, que diz respeito às temperaturas dos oceanos, é historicamente associado a boas chuvas no estado.
O relatório da Fundação destaca que as condições são observadas no oceano Pacífico equatorial central, mesmo que ainda não haja oficialmente declaração de órgãos de meteorologia internacionais sobre essa incidência.
“No oceano Atlântico tropical, observa-se predomínio de áreas mais aquecidas na porção norte do que na porção sul, de modo que o dipolo de anomalia de temperatura do mar no Atlântico tropical indica um valor positivo”, desenvolve a Funceme.
Chuvas desta terça (21)
A Funceme registrou, entre as 7h da terça-feira (21) e as 7h da manhã desta quarta-feira (22), precipitações em ao menos 82 municípios do estado, com destaque para Crato (91 mm), Senador Sá (60 mm), General Sampaio (51 mm), Miraíma (44 mm) e Nova Russas (38,2 mm).
Previsão para quarta-feira (22)
Na previsão para o dia, a Funceme aponta que o Ceará segue com condições para chuvas em todas as macrorregiões até esta quarta-feira (22). Nota-se maior instabilidade na faixa litorânea, devido à formação de áreas de instabilidade sobre o oceano Atlântico.